segunda-feira, 13 de julho de 2009

Diversidades: Expressões


Saiu mais um número da Revista Diversidade, subordinada ao tema Expressões. Publico o editorial.


A arte pincela, descreve e sulca o caminho para uma educação mais rica, reflexiva, coerente e profunda.
São inúmeras as facetas da arte no contexto da Educação Especial e Reabilitação e infinitas as Expressões em que a Educação pela Arte se patenteia.
Profundas Expressões, milhares de áreas, milhões de artes…
Pintura, desenho, escultura, dança, cinema, teatro, fotografia, música, escrita, leitura…
Cada um de nós olha, cheira, toca, ouve, move-se, experimenta, sente, pensa, contempla, age… Assim é a arte em toda a sua envolvência!
Pensar a arte e o seu contributo, no desenvolvimento harmonioso de cada ser humano, é ser capaz de se emocionar, criar, imaginar, fantasiar, aproximar.
Numa relação dialéctica de significados e significantes, imersa em simbolismos de profundo valor intrínseco à construção da personalidade, a arte congrega o esforço do pensamento, da intuição, da beleza e da sensibilidade.
Para a população com necessidades especiais, a arte reitera uma acção educativa e uma intervenção terapêutica, orientada para a criação e consubstanciada numa praxis transdisciplinar e holística que entusiasma, promove, une, habilita e reabilita.
Saibamos acolher a arte e o belo! E, no mais criativo e original raio de sol, no mais pequeno brilho das estrelas, na madrugada acolhedora e no misterioso anoitecer, encontremos respostas diferenciadas para todos os que vivem nas personagens de cada um.
Folheemos, então, páginas coloridas pelos tons da imaginação, movidas pelo som da criatividade e impulsionadas pelas três pancadas de Molière que nos convocam a descobrir as Expressões, neste número da Diversidades.

Sem comentários: