quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Colónias de férias de Natal para jovens com deficiência

Disponíveis para estadas residenciais e não residenciais, em três programas distintos, as colónias de férias de Natal destinam-se a todos os alunos da Quinta Essência mas também podem participar todos os jovens, com mais de 10 anos, mediante inscrição prévia.
Entre as várias actividades programadas destaca-se o Atelier de Imagem Antes & Depois, a ocorrer nos dias 20 e 21 de Dezembro, dedicado a ensinar, de forma divertida, os jovens a brincar com a sua imagem e a mudar o seu visual, utilizando as dicas para cabelos e maquilhagem praticadas durante o atelier.
A 23 de Dezembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) ensina medidas de segurança, no âmbito do projecto Escola Segura, e realiza uma exibição canina. A 28 de Dezembro, os jovens assistem à peça de teatro Eli – A Elefanta Bebé , no Teatro Tivoli e na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, a Quinta Essência proporciona uma passagem de ano especialmente concebida para que estes jovens possam dar as boas-vindas ao ano de 2009. Já no novo ano, a 3 de Janeiro, os jovens participam no Biodanza, um sistema de integração afectiva e de reaprendizagem.
A Quinta Essência é um complexo privado, que desde 2005 se dedica ao desenvolvimento das capacidades e da autonomia de jovens com atraso de desenvolvimento intelectual, maiores de 16 anos. Disponibiliza uma solução integrada que pode incluir o serviço de residência permanente, temporária ou ocasional, e um Programa de Desenvolvimento Individual que visa a integração e autonomia pessoal, social e profissional destas pessoas muito especiais. Cerca de 3% da população sofre de atraso mental e, segundo dados do INE, existem apenas na área da Grande Lisboa mais de sete mil pessoas com atraso de desenvolvimento intelectual.

Sem comentários: