segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Palavras para crianças na Gulbenkian


Especialistas da escrita destinada aos pequenos leitores reúnem-se na Gulbenkian hoje e amanhã. No programa, cinco sessões e duas oficinas dedicadas à literatura infantil.
"Palavra de trapos: as línguas que os livros falam" é o nome da iniciativa e o mote para os que escrevem para crianças se encontrem, troquem experiências, analisem o passado e perspectivem o futuro. A conferência sobre literatura infantil decorre hoje e amanhã na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Cinco sessões para "espremer" o tema. Cinco encontros centrados nas palavras: palavras rimadas, palavras de outrora e de agora, palavras trocadas, palavras pintadas e palavras de bicho.
José António Gomes, Ana Luísa Amaral, Alice Vieira, João Paulo Cotrim, António Torrado, Manuel António Pina e Luísa Dacosta são alguns dos nomes confirmados para o encontro. A iniciativa conta ainda com dois workshops temáticos na terça-feira, a partir das 14h30. "Do livro à animação" é conduzido por Nuno Feijão, enquanto Fernando Galrito, com a participação de Cristina Paiva, orienta "A subversão dos movimentos do corpo e das histórias tradicionais". A sessão de abertura da conferência conta com a presença do ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e de Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e agora administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
A escritora Rita Taborda Duarte é a comissária da conferência, que pretende, entre outras coisas, debater o peso que as palavras têm e as diversas formas que podem assumir numa literatura tão específica e com um público-alvo cada vez mais exigente. Os livros infantis ganham espaço nas prateleiras de muitas casas e, por isso, há que saber como conquistar os pequenos leitores, de maneira que a pedagogia também tenha o seu papel.
Hoje fala-se das palavras rimadas, das que foram de outros tempos e das que agora são usadas, e ainda das palavras trocadas. O acesso às novas tecnologias, a presença de computadores nas salas de aula desde cedo, o ensino do Inglês desde tenra idade são assuntos que não deverão escapar aos entendidos da matéria.
As palavras que ganham cor nos livros abrem a conferência amanhã, às 9h00, com um painel constituído por João Paulo Cotrim, Vicente Ferrer, António Torrado e Luís Henrique. Duas horas mais tarde, palavra de bicho é o tema abordado numa mesa-redonda com Maria Teresa Maia Gonzalez, Manuel António Pina, Álvaro Magalhães e Luísa Dacosta. A sessão de encerramento está marcada para as 12h30, seguindo-se as duas oficinas ao início da tarde.

Sem comentários: