quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Avaliação dos Currículos Específicos Individuais

Uma colega colocou, há dias, uma questão relacionada com o tipo de avaliação a aplicar nos Currículos Específicos Individuais (CEI).
O tipo de avaliação deve estar contemplado no Programa Educativo Individual (PEI), em função das áreas/disciplinas frequentadas e da respectiva natureza.
No meu Agrupamento, aos alunos com CEI tem-se apilicado uma avaliação "mista". Assim, às áreas curriculares normalmente desenvolvidas pelo docente de Educação Especial, na sala polivalente, a avaliação é qualitativa; às disciplinas frequentadas, onde os alunos acompanham, genericamente, o currículo comum, como é o caso das expressões, a avaliação é quantitativa.
A avaliação quantitativa, no meu ponto de vista, deve aplicar-se nos casos em que o aluno acompanha ou tem condições para desenvolver as competências de final de ciclo de uma determinada disciplina, tendo por base o currículo regular. Por exemplo, um aluno com défice cognitivo, pode desenvolver o currículo regular da disciplina de Educação Física. Neste cenário, a avaliação pode e deve ser quantitativa, pois a valor atribuído situa-o num determinado nível de desenvolvimento do currículo regular, à semelhança dos restantes alunos da turma.
No entanto, no desenvolcimento de uma área currícular específica, tendo em conta que não existe um currículo padrão, a avaliação deve ser qualitativa, baseando-se na descrição das competências desenvolvidas pelo aluno.

2 comentários:

Susel Gaspar disse...

Obrigada pela atenção do colega.
Na minha escola optámos pela avaliação qualitativa em todas as áreas, mas a opção proposta é uma ideia interessante.
Se me permite, uma outra questão:
as áreas/disciplinas destes alunos não coincidem com as disciplinas dos colegas das turmas onde estes se encontam inseridos... Assim sendo, como é que as suas avaliações surgem na pauta da turma onde pertencem?

João Adelino Santos disse...

Olá!
Nas disciplinas que os alunos não frequentam, no local correspondente à nota, aparece uma alínea que remete para as medidas que justificam a ausência. A avaliação às áreas é feita na folha individual de registo, que é dada a conhecer aos encarregados de educação e que fica arquivada no processo do aluno. Aí, discriminamos a avaliação às várias áreas de intervenção. Como temos os processos informatizados, essa avaliação é inserida na reunião de avaliação, sendo do conhecimento de todo o conselho de docentes/turma.