domingo, 12 de outubro de 2008

Mais de 100 mil alunos do ensino especial estão sem apoio, diz especialista


Mais de 100 mil alunos com necessidades especiais estão sem qualquer apoio pedagógico, situação que em muitos casos acarreta «graves problemas de insucesso escolar», segundo o professor catedrático da Universidade do Minho, Miranda Correia.
O Coordenador da Área de Educação Especial da Universidade do Minho considera que o Ministério da Educação apresenta uma estimativa demasiado baixa sobre os alunos com necessidades especiais que estão sem qualquer apoio pedagógico.
Para o ME, as crianças com necessidades especiais «rondam os 1,8 por cento, um número totalmente abaixo de qualquer estudo internacional», adianta Miranda Correia, que defende situarem-se entre os oito e os 12 por cento os alunos que têm dificuldades de aprendizagem específicas.
Para o especialista, aquela diferença representa que mais de 100 mil alunos estejam fora das contabilidades e apoios do Ministério.
«Entre 100 a 150 mil alunos com necessidades educativas especiais estão sem apoio, sendo que metade diz respeito a dificuldades de aprendizagem específica, como a dislexia», considera.
O professor catedrático da Universidade do Minho, Miranda Correia, alerta ainda para o perigo de estas situações acarretarem «graves problemas de insucesso escolar».
Comentário:
Uma vez mais, o Professor Miranda Correia vem alertar para os alunos que, mediante o processo de monitorização que está em curso, ficam sem qualquer apoio especializado por manifestarem dificuldades específicas de aprendizagem. Esta é a realidade!
As escolas podem e devem proceder à reavaliação dos casos que considerem pertinentes, para bem dos alunos! Sugeria, também, que os pais manifestassem a sua indignação perante esta realidade!

Sem comentários: