quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Inclusão e bem-estar: chaves para o sucesso escolar


Por ocasião da Semana Europeia da Saúde Mental 2025 (19-25 de maio), a Comissão Europeia organizou um webinário para lançar a ferramenta de autoavaliação sobre inclusão e bem-estar e ilustrar o trabalho realizado a nível europeu para apoiar este tema crucial.

Saúde mental e desempenho educativo

No primeiro contributo, Pia Ahrenkilde-Hansen, diretora-geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, recordou que os desafios em matéria de saúde mental estão a aumentar entre os adolescentes, especialmente as raparigas.

«1 em cada 7 jovens em todo o mundo sofre de problemas de saúde mental,
como depressão, ansiedade e perturbações comportamentais.»

A investigação demonstrou que a saúde mental afeta o desempenho educativo — por exemplo, os dados PISA da OCDE mostram que um sentimento de pertença melhora o desempenho académico em matemática, ao passo que o bullying o reduz.

Para fazer face a estes desafios, os sistemas educativos estão a colocar maior ênfase no desenvolvimento conjunto de competências cognitivas, sociais e emocionais.

A promoção do bem-estar na escola ocupa um lugar de destaque na agenda política da UE: o recém-lançado Plano de Ação para as Competências Básicas e a anterior iniciativa «Percursos para o Sucesso Escolar» são instrumentos importantes a este respeito. O programa Erasmus+ da Comissão Europeia continua a apoiar projetos centrados na saúde mental e no bem-estar nas escolas.

Orientações para uma abordagem de todo o sistema e de toda a escola

Anna van Duijvenvoorde, psicóloga do desenvolvimento na Universidade de Leiden, apresentou as orientações sobre bem-estar e saúde mental na escola elaboradas por um grupo de peritos da UE.

As orientações ilustram um modelo escolar completo baseado em nove pilares que são necessários para fomentar o bem-estar e a saúde mental numa abordagem escolar integrada e que estão altamente interligados e sobrelotados.

Imagem: Abordagem escolar integrada do bem-estar e da saúde mental pela Comissão Europeia



O modelo funciona a três níveis:
  • Apoio universal a todos os alunos e pessoal
  • Apoio específico a alunos em risco
  • Apoio individualizado às pessoas com necessidades significativas, com a participação dos profissionais de saúde
Os mesmos níveis são seguidos nas recomendações das orientações:

O perito também destacou o bem-estar dos professores como um elemento crucial com impacto no bem-estar dos alunos. O bem-estar dos professores está a diminuir devido a diferentes fatores, como a falta de recursos, apoio e formação adequados. Tal pode enfraquecer a atratividade da profissão docente, conduzindo à escassez de professores. O desenvolvimento profissional e a mudança sistémica – apoiados pela colaboração, pela cocriação e pela reflexão – são fundamentais para o impacto a longo prazo.

Quão inclusiva é a sua escola?

Cosmin Nada, consultor sénior e perito em educação sobre educação inclusiva, apresentou a ferramenta de autoavaliação sobre inclusão e bem-estar. Organizada na Plataforma de Educação Escolar Europeia, a ferramenta foi concebida para ajudar as escolas a avaliar e melhorar as políticas e práticas escolares.

A autoavaliação consiste num questionário em linha que abrange seis indicadores, com respostas de escolha múltipla:
  1. Organização escolar e prática pedagógica (sistemas de alerta precoce, monitorização de dados)
  2. Promoção da inclusão e do bem-estar (clima escolar positivo, educação social/emocional)
  3. Liderança docente e escolar (desenvolvimento profissional contínuo, bem-estar dos professores)
  4. Foco multidisciplinar (colaboração intersetorial, serviços de saúde mental)
  5. Grupos e indivíduos vulneráveis (apoio a aprendentes oriundos de meios desfavorecidos)
  6. Participação dos pais e apoio familiar (programas de educação dos pais).
Depois de responder às perguntas, a ferramenta gera um relatório personalizado que destaca pontos fortes e áreas de desenvolvimento, juntamente com os recursos recomendados.

A ferramenta baseia-se numa abordagem abrangente e integral que abrange todos os setores, destacando a ação colaborativa entre professores, dirigentes escolares, famílias e prestadores de serviços comunitários. Promove boas práticas de toda a Europa que podem ser adaptadas aos contextos locais.



Sem comentários: