terça-feira, 28 de julho de 2020

Handbook para práticas universais de ensino e de aprendizagem


Partilho o documento Handbook para práticas universais de ensino e de aprendizagem. Da introdução consta o seguinte enquadramento.

Os profissionais da educação estão bem cientes de a necessidade de envolver todos os participantes nos seus próprio processo de aprendizagem como uma forma de fazer este conhecimento significativo para os estudantes.

No entanto, esta aspiração não é, por vezes inteiramente realizado quando se interage com os alunos com Necessidades Educativas Especiais (SEN). Em alguns casos, e devido à falta de experiência prévia com as necessidades destes alunos em particular, os profissionais da educação expressaram a necessidade de conceptualizações claras e assistência na criação de material educativo que pode não só ser utilizado pelos alunos do ensino geral, mas também por aqueles que têm estas necessidades especiais.

Este manual é um companheiro dos dois outros manuais (língua inglesa e tecnológica) que também estão disponíveis gratuitamente no website do projecto (En-abilities.eu). O objectivo deste manual educacional é ajudar todos os envolvidos no processo de criação de cursos sociais e educacionais para alunos com Necessidades Educativas Especiais (SEN) a acomodar o seu ensino e resultados a estes potenciais alunos.

Neste manual, mostraremos que as necessidades e razões pelas quais os estudantes com necessidades educativas especiais querem para aprender inglês são os mesmos que nos outros populações. Há várias maneiras de se poder criar um curso a partir do zero para satisfazer estes necessidades. Incluiremos exemplos específicos de problemas que se podem encontrar ao criar cursos de aprendizagem adequados a todo o potencial alunos. Os fundamentos psicológicos e educacionais do processo de aprendizagem serão apresentada e a necessidade de incluir o universal são sublinhados conceitos de concepção desde o início de qualquer curso socioeducativo. Possível alojamentos que podem beneficiar todos os estudantes são também mencionados, fazendo este manual não só uma introdução teórica, mas também uma guia prático de intervenção na criação do Virtual Ambientes de aprendizagem que servem a todos os estudantes independentemente do seu estado.

As equipas académicas e profissionais de todos os parceiros envolvidos nas En-Abilities: Habilitar a educação inclusiva através da tecnologia Projecto co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia criaram este manual. Esta produção não teria sido possível sem a ajuda e assistência das instituições parceiras (Universidade de Burgos, Sociedad Española de Asistencia Sociosanitaria, inovações Prometeo de Espanha; FASPER, Universidade de Belgrado, Sérvia; Universidade de Aveiro, Portugal; Universidade da Cidade de Dublin, Irlanda e a Dunarea de Jos, Universidade de Galati da Roménia). No entanto, as contribuições dos profissionais da educação, e dos alunos com NEE que participaram nos testes e na implementação deste curso foram ainda mais importantes. Sem a ajuda de instituições, organizações, profissionais das TIC e da educação, e especialmente todos os participantes como nos têm ajudado a desenvolver o projecto, teria sido impossível escreva este manual para completar o nosso projecto. Muito obrigado pelo vosso apoio e ajuda!

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Sem comentários: