sexta-feira, 5 de julho de 2019

“A lei não obriga ao preenchimento de papeis”

Foi no âmbito das jornadas pedagógicas que se decorreram nos dias 3 e 4 no Agrupamento de Escolas de Benfica que o secretário de estado proferiu a seguinte afirmação: “O 54 [Diploma que regulamenta a Inclusão] não exige em lado nenhum a obrigatoriedade de papeis e grelhas… as escolas deviam acabar com este exagero burocrático, que desvia o foco do trabalho que tem de ser desenvolvido”.

Antes de mais é um facto que muita da burocracia existente nas escolas tem como promotores os próprios diretores e coordenadores, no entanto é igualmente verdade que quando há ações inspetivas e instruções da tutela, aquilo que normalmente é exigido é a papelada.

Texto retirado de Escolarizar

2 comentários:

Rui disse...

As palavras do SE só me fazem ter pena dele. Ignora o que se passa nas escolas! Como é esta pessoa SE?

Anónimo disse...

Concordo, parcialmente, com ele. Se, por um lado, todos sabemos da exigência da (alguma) papelada, mais certa é a teia que as próprias escolas criam no sentido de ampliar essa realidade, inventando e recreando grelhas , formulários e outros labirintos de registo. Como ouvi dizer à professora Maria do Céu Roldão, a papelada é, geralmente, uma estratégia que muitas escolas encontram para "disfarçar" uma certa insegurança.