sábado, 13 de abril de 2019

Parque da Cidade do Barreiro com balouço para crianças especiais

Uma cidade com cada vez menos barreiras é uma das missivas do executivo do Município do Barreiro, naquilo que se pretende que seja “uma cidade de todos(as) e para todos(as)”, motivo pelo qual a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), tem dado pequenos passos para destruir grandes barreiras. Exemplo disso foi a recente instalação, no Parque da Cidade, do 1º balouço adaptado, no Concelho, para crianças com mobilidade reduzida. 

Neste sentido, e para dar a conhecer ao País e aos restantes Concelhos, a “felicidade” que pequenos gestos podem trazer, o Barreiro recebeu a visita da equipa de reportagem do programa “O Agora Nós – RTP 1”, que esteve em direto do Parque da Cidade, no dia 4 de abril. O destaque foi, sem dúvida, para a alegria espelhada no rosto de Guilherme, uma criança com 11 anos, que sofre de paralisia cerebral, e que nunca, até então, tinha tido a possibilidade de andar de balouço, como o irmão, de cada vez que a família se deslocava ao Parque da Cidade, para momentos de lazer, como desabafou a mãe.

Sem palavras, ficaram os presentes no local, entre eles o Presidente do Município, Frederico Rosa, a Vereadora, Sara Ferreira e a Presidente da Associação “Vem Vencer”, Conceição Varela, entre outros adultos e crianças, quando viram a felicidade de Guilherme e da já adulta, Maria João, que aos 48 anos, pôde saber o que é andar de balouço pela primeira vez.

Para Frederico Rosa, “embora as dificuldades tivessem existido, este projeto nasceu de um grande desejo, que acabou por ser muito superior às dificuldades. As grandes barreiras que tivemos de ultrapassar não foram só orçamentais, mas antes, pelo facto deste tipo de brinquedo não ser habitual, o que faz com que os fornecedores tenham, desde logo, mais dificuldade em o ter disponível”, explicou.

Segundo acrescentou, não se trata de um projeto isolado, uma vez que a CMB tem vindo a apostar na criação de edifícios mais acessíveis e tem vindo a realizar obra para o rebaixamento de passeios e passadeiras, com guias para invisuais. “Tivemos vários cidadãos, que sem terem filhos com essas necessidades, nos foram fazendo alertas, o que veio fortalecer a nossa convicção de que o caminho é este”.

Para o Presidente da CMB, a maior batalha que agora se trava tem haver com “a educação das pessoas, e a pedagogia que deve de haver, para que se perceba que este brinquedo é para quem não pode andar nos balouços, já aqui ao lado, e esse é um trabalho que também estamos a fazer”.

Sara Ferreira, Vereadora responsável pelo pelouro da Intervenção Social, Igualdade e Habitação, destacou a importância de um protocolo assinado entre a CMB e a Associação “Vem Vencer”, que permite que através de uma carrinha adaptada, as crianças de todos os agrupamentos de escolas do Concelho, com problemas de mobilidade, possam também acompanhar os colegas em visitas de estudos e outros passeios e atividades. 

Ter acesso às mesmas oportunidades é a missiva para uma “verdadeira inclusão na escola pública”. E porque, na opinião da autarca, “sem educação não se consegue uma verdadeira inclusão”, o Município escolheu para tema do projeto educativo, deste ano, precisamente, “A Igualdade de Oportunidades e Inclusão para Todos(as)”. No seu entender, “só trabalhando com os mais novos, desde o pré-escolar é possível mudar mentalidades e hábitos”. Exemplo disso, explicou, “se não explicarmos aos pequeninos que este balouço é para crianças e pessoas com mobilidade reduzida, os mais velhos não vão perceber que não o devem utilizar, que se vai degradar e não vai permitir o uso a quem dele realmente necessita”, alertou.

Recorde-se que para além da instalação deste balouço e dos melhoramentos nas acessibilidades do espaço público, como rebaixamento de passeios e passadeiras, já mencionados, o edifício dos Paços do Concelho tem instalada uma cadeira elevatória, com acesso ao 1.º piso, e que os acessos aos Balcões Únicos do Concelho, também contemplam rampas de acesso.

Fonte: Distrito online por indicação de Livresco

Sem comentários: