segunda-feira, 10 de junho de 2013

Venda de bolo com 782 quilos apoia crianças com trissomia

O proprietário de um café de Coimbra, Lúcio Borges, confecionou neste domingo um bolo cupcake com 782 quilos, peso que “ultrapassa os 597 quilos do recorde do mundo” e cuja venda servirá para apoiar crianças com trissomia 21.

O bolo, feito numa tenda instalada na Praça 8 de Maio, no centro histórico da Baixa da cidade, começou a ser vendido, à fatia, ao meio da tarde, revertendo as receitas para a Associação Olhar 21, que apoia crianças com trissomia.

“A Olhar 21 inaugurou há pouco tempo a sua nova sede e precisa de ajuda”, designadamente para adquirir equipamento, disse (...) o mentor da ideia e proprietário do café ‘A Brasileira’ de Coimbra, calculando que as receitas da iniciativa, que contou com o apoio de algumas empresas e instituições, oscilem “entre os três mil e os cinco mil euros”.

O bolo deverá “dar pelo menos para seis mil fatias”, acrescentou Lúcio Borges, adiantando que cada fatia é vendida a 50 cêntimos, mas, além disso, enquanto o bolo ia sendo confecionado, perante a curiosidade de várias centenas de pessoas, foram vendidos cerca de um milhar de pequenos cupcake a um euro cada.

Embora tenha diligenciado no sentido de que a confeção e pesagem do bolo fossem validadas por um júri do Guinness World Records, Lúcio Borges não obteve “qualquer reposta” desta instituição internacional de registo de recordes.

Mas para Lúcio Borges “este passa a ser o maior bolo cupcake do mundo”, sublinhando que “o principal objetivo” da iniciativa “não era esse (o recorde), mas sim apoiar e divulgar a Associação Olhar 21” e contribuir para a dinamização da Baixa de Coimbra, “cada vez menos frequentada”, sobretudo aos feriados e fins-de-semana.

Para a confecção do bolo, cuja venda prossegue na segunda-feira, foram utilizados 400 quilogramas de farinha, 200 quilogramas de açúcar, três mil ovos, 120 litros de gordura vegetal e 90 litros de licor.

Sem comentários: