quarta-feira, 5 de junho de 2013

Professores vão trabalhar 40 horas semanais já em Setembro

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou nesta terça-feira que os professores começam já em setembro a trabalhar 40 horas por semana, mas que não lhes será aumentada a componente letiva.

“O alargamento para as 40 horas semanais aplica-se no próximo ano letivo”, afirmou Nuno Crato, numa entrevista ao programa Política Mesmo da TVI24, na qual garantiu que esta mudança não irá aumentar o tempo de trabalho em sala de aula.

“Os professores, na realidade, já trabalham 40 horas por semana”, defendeu o ministro, garantindo que “a componente letiva mantém-se do ano passado para este ano”.

De acordo com o despacho normativo do próximo ano letivo, (...) os professores terão a mesma componente letiva no próximo ano letivo, com 25 horas semanais para os docentes do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico e 22 horas para os restantes ciclos, incluindo a educação especial.

O alargamento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais é uma das principais razões para as greves às avaliações, agendadas entre 7 e 14 de junho, e uma greve geral que coincide com o primeiro dia de exames nacionais do ensino secundário.
(...)

1 comentário:

anabelacampus disse...

Esquecem-se que o horario letivo de um prof do 1 ceb é na realidade de 27 horas e nao 25. Os dois tempos de apoio ao estudo, considerados "manhosamente" horas nao letivas obrigam à permanencia na escola, com os alunos e exige preparacao de aulas e trabalho avaliativo. É mais do mesmo com outro nome. Igual se passa em muitas escolas com a ed. especial. em vez de 22 sao 25... Acredito que nos possam aumentar às horas alegando igualmente que nao sao letivas...