segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Viana do Castelo: Amigos do Autismo vão ter novas instalações

A Associação Amigos do Autismo (AMA), com sede em Viana do Castelo, vai investir 2,8 milhões de euros em novas instalações, que permitirão aumentar “significativamente” a sua capacidade de resposta, informou ontem o presidente da instituição. Segundo Marco Reis, a AMA funciona actualmente num espaço alugado com 120 metros quadrados, sendo a renda paga integralmente pela câmara de Viana do Castelo. As novas instalações, que vão nascer junto ao Estádio Municipal Manuela Machado, num terreno cedido pela autarquia, terão três pisos e uma área habitável de 3330 metros quadrados.

Residência com 14 quartos

“Num dos pisos ficará instalada uma residência com 14 quartos, noutro, um centro de actividades ocupacionais. As novas instalações vão-nos permitir apoiar centenas de utentes”, afirmou Marco Reis. O concurso público para a obra vai ser lançado em breve, mesmo sem termos qualquer financiamento garantido. Vamos fazer mais um milagre”, disse ainda o responsável, explicando que, nesta fase inicial, a associação se irá “socorrer” do apoio de empresas.


Balanço da colónia de férias


Marco Reis falava para os jornalistas em conferência de imprensa convocada para fazer o balanço da colónia de férias para crianças autistas promovida, ao longo de todo este mês, pela AMA.
No total, participaram cerca de 55 crianças, acompanhadas por igual número de monitores voluntários, oriundos de vários pontos do país.

Só duas escolas preparadas

Praia, bodyboard, piscina, viagens de comboio e de ferry-boat, expressão plástica foram algumas das actividades desenvolvidas nesta colónia, que para muitas crianças autistas significou ainda a sua primeira experiência de dormir fora e sem a companhia dos pais. No Alto Minho, a AMA tem referenciadas 130 famílias com algum elemento com problemas de autismo, mas, como frisou Marco Reis nas declarações que prestou, “há certamente outros casos que não são do conhecimento da associação”. Em termos de ensino, a região dispõe apenas de duas unidades de ensino estruturado para crianças autistas, uma das quais em Darque, concelho de Viana do Castelo, para os alunos do 1.º ciclo, e a outra em Vila Nova de Cerveira, para o 2.º ciclo.

Sem comentários: