quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sensor que detecta previamente ataques epilépticos testado


Médicos australianos estão a testar um sistema com sensores eléctricos dentro do crânio para alertar previamente pacientes epilépticos dos seus ataques. Estes sensores enviam sinais a um dispositivo implantado no peito do doente, que por sua vez remete uma mensagem a um pager que alerta o paciente sobre o ataque iminente.

Segundo Mark Cook, um dos membros da equipa do Melbourne St Vincent Hospital, na Austrália, se funcionar, o sistema representará um "avanço impressionante".
"Nunca imaginámos que seríamos capazes de prever ataques epilépticos dessa maneira", referiu, acrescentando que "se funcionar, [o sistema] vai transformar a vida de muitas pessoas."

A epilepsia é um distúrbio neurológico crónico que pode provocar convulsões repentinas, perda de consciência e outros sintomas. Os eléctrodos instalados dentro do crânio do paciente comunicam quaisquer mudanças na actividade eléctrica do cérebro ao dispositivo no peito.

A ideia é que o aviso do pager dê ao paciente tempo suficiente para tomar medicamentos ou alertar alguém próximo. A empresa americana que está a desenvolver o novo sistema espera agora poder disponibilizá-lo no mercado no espaço de cinco anos.

Os primeiros testes deste sistema estão a ser realizados num jovem australiano de 26 anos que sofre de um tipo de epilepsia que não pode ser controlada com medicação ou procedimentos cirúrgicos.

Sem comentários: