Foi publicada a resolução do Conselho de Ministros que procede ao reordenamento da rede escolar.
Determina-se que as escolas do 1.º ciclo do ensino básico devem funcionar com, pelo menos, 21 alunos. Esta orientação permitirá encerrar, até ao final do ano lectivo de 2010 -2011, aquelas escolas cuja dimensão prejudica o sucesso escolar dos seus alunos. Com efeito, há uma relação entre a dimensão das escolas e o sucesso escolar, na medida em que as escolas de muito pequena dimensão apresentam taxas de insucesso escolar muito superiores à média nacional. Além disso, trata -se de estabelecimentos de ensino onde alunos e professores têm menos hipóteses de progredir na sua formação e no seu desenvolvimento, pelas diminutas oportunidades de aprendizagem conjunta, trabalho de grupo, convívio social e troca de experiências que estabelecimentos com um muito reduzido número de alunos oferecem. Deste modo, serão encerradas aquelas escolas em que um só professor ensina, ao mesmo tempo, um número reduzido de alunos do 1.º ao 4.º ano e em que não existem as infra-estruturas adequadas, como cantina, biblioteca, ou equipamentos informáticos.
Pretende-se adequar os projectos educativos ao objectivo de uma escolaridade de 12 anos para todos. Torna-se necessário promover condições para a criação e consolidação de unidades
de gestão que integrem todos os níveis de ensino e que permitam a um aluno completar a escolaridade obrigatória no mesmo agrupamento de escolas.
Nesse sentido, esta resolução estabelece critérios que promovem a existência de agrupamentos verticais, que devem incluir, quando possível, todos os níveis de ensino e que possibilitam a concretização de projectos educativos para um percurso formativo que se inicia na educação pré-
-escolar e se estende até ao ensino secundário.
de gestão que integrem todos os níveis de ensino e que permitam a um aluno completar a escolaridade obrigatória no mesmo agrupamento de escolas.
Nesse sentido, esta resolução estabelece critérios que promovem a existência de agrupamentos verticais, que devem incluir, quando possível, todos os níveis de ensino e que possibilitam a concretização de projectos educativos para um percurso formativo que se inicia na educação pré-
-escolar e se estende até ao ensino secundário.
2 comentários:
Parece-me uma medida errada.
Em termos de ordenamento do território, promoção do meio rural e em termos sociais é um perfeito desastre.
Gostava de ver estudos sobre os refexos desta medida nestes descritores e que claramente estão ligados com o sucesso escolar.
Lamento como cidadã e encarregada de educação esta medida.
Olá Ana
Tocou num aspecto importante, a falta de estudos!
De facto, já existem algumas experiências no país sobre os "mega-agrupamentos" e a extinção das pequenas escolas do meios rural. Infelizmente, não foram efectuados quaisquer estudos. Se existem, desconheço!
O Governo falhou ao não proceder a uma avaliação do efeito destas medidas. Como sempre, decide-se em função de outros indicadores, esquecendo-se das pessoas!
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