sexta-feira, 30 de abril de 2010

Oficina de Pais - Experiência Piloto


O amor dos pais é uma energia fantástica que deve ser investida de forma adequada. Desde o dia 10 de Abril, está em curso no ISPA a 1ª OFICINA DE PAIS, cujo objectivo é criar um Modelo de formação parental, a replicar em todo o país, a partir de 2011.

Parceria entre o ISPA e o Pais em Rede, com financiamento integral da Gulbenkian São 23 pais, representativos da rede nacional que, às 6ªs e Sábados reflectem e discutem com formadores (do ISPA, FMH e de outras áreas) a aquisição de competências necessárias a uma boa inclusão dos filhos portadores de deficiência (o quê?, como, quando e para quê). Sem os pais não existe uma real inclusão.

Num clima de alta motivação (6 fins-de-semana, muitos vêm de longe e ninguém falta) tem-se avançado na análise dos problemas vividos na solidão. O sofrimento e as frustrações interagem com a esperança e a vontade de tornar o filho feliz. É um processo pioneiro, um desafio apaixonante mas muito complexo – sem facilitismos nem simplificações falseadoras.

PREPAREM-SE, PAIS!

A partir de 2011 irão ter uma Oficina perto de vós, onde podem justificar a importância do vosso papel, desenvolver competências e aprender conteúdos para que a inclusão dos vossos filhos seja uma REALIDADE.

3 comentários:

Atena disse...

Olá prof. João,
Venho sempre visitar as coisas por aqui, ainda que nem sempre deixe o meu "rasto" - mas não falho um dia.
Sobre este post, tenho a dizer que espero em breve poder também receber tão preciosos ensinamentos e toda a carga positiva que esta iniciativa promove junto dos pais: Valorizar as suas posições, formar,receber conhecimentos, partilhar... tudo aspectos positivos num mesmo percurso rumo à evolução! Sereí uma idealista? Seja como for, é isso que me move a andar para a frente - o que por si só já é muito bom sinal.
Obrigada por partilhar a noticia e difundir o movimento Pais em Rede, do qual também faço parte - pelo nucleo regional de Loures/Odivelas, com muito gosto e o maior orgulho... Juntos seremos mais fortes e bem precisamos porque há muito para fazer.
Abraço e até breve,
Cristina

João Adelino Santos disse...

Olá Cristina
Tenho conhecimento do Pais em Rede há ja algum tempo. Ainda ontem tivemos um workshop sobre o Pais em Rede, no Agrupamento, dinamizado pela Luisa e pela Ana, e, localmente, vamos procurar envolver os pais e criar um núcleo do Pais em Rede. Tudo isto, porque acreditamos no projecto!
Abraço
João Adelino

Atena disse...

Também me envolvi, porque acredito... Bem haja!