quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Crescer...


Mais um número da Revista Diversidades foi publicado com o título "A Crescer...". Do editorial, retirei o seguinte extrato.
O desafio da Intervenção Precoce fundamenta-se na certeza de que respostas específicas atempadas são determinantes ao nível dos resultados a alcançar.
Centrada na primeira infância, cenário de possibilidades e etapa altamente caracterizada pela influência do meio envolvente, a Intervenção Precoce lança as sementes para o desenvolvimento harmonioso, através do empenho e trabalho holístico, na congregação de saberes, práticas e experiências, colocados ao serviço das famílias e das crianças.
A eleição das famílias, como eixo central de intervenção, assenta no exercício constante da dialéctica entre os contextos de vida de que são protagonistas, enquanto detentores de direitos e expectativas, aliado aos paradigmas que lhes são oferecidos, susceptíveis de reorientar e promover as suas competências parentais, conducentes ao envolvimento e participação, com os diferentes intervenientes, nas tomadas de decisão e estratégias a implementar.
Estamos convictos de que só através de um trabalho alicerçado em redes de apoio, inerente à construção dos alicerces da verdadeira igualdade de oportunidades, conseguiremos encontrar melhores respostas para ajudar, o mais precocemente possível, a edificar e a reconstruir capacidades, relações de confiança, afectos e responsabilidades, precursores de projectos de vida condignos e inclusivos.
E… porque crescer supõe deixar-se surpreender e deixar que nos surpreendam, aqui fica o repto para que as nossas acções deixem espaço e revigorem as intenções das crianças e das famílias que anseiam por horizontes de realização individual e comunitária
.

Eis alguns títulos dos artigos:

Abordagem Centrada na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Histórica, Conceptual e Empírica
O Modelo de Intervenção Centrado na Família: Da Teoria à Prática
Educação de Infância em Contextos Inclusivos: Uma Experiência
Projecto Crescendo... Resenha Histórica
Intervenção Precoce na DREER: Um Projecto de Investigação-Acção
ANIP: Instituição de Referência na Intervenção Precoce
Clinisapatos
... Um caso de Sucesso!

Para aceder à revista, aqui.

Sem comentários: