sábado, 15 de maio de 2021

Como ensinar uma criança com dislexia a ler?

Pergunta: A minha filha de 7 anos acaba de ser diagnosticada com dislexia. Como será ensinada a ler na escola e como podemos ajudá-la a desenvolver as suas competências em casa?

Resposta: Descobrir que a sua filha tem dislexia pode ser inquietante e desconcertante. Muitos pais não têm a certeza de quais são os próximos passos ou que tipo de ajuda está disponível. A boa notícia é que com a instrução adequada (e apoio em casa), não há razão para que as crianças com dislexia não possam aprender a ler.

A dislexia afeta a forma como as crianças desenvolvem as suas capacidades de leitura. Mas também afeta outras competências como a ortografia. A forma mais eficaz de ensinar as crianças com dislexia a ler é através da utilização da abordagem Multisensorial Structured Language Education (MSLE). Os programas que utilizam este tipo de instrução são frequentemente referidos como aproximações Orton-Gillingham.

Pergunte se alguém na escola do seu filho tem formação ou experiência na utilização deste tipo de programa. Na maioria das escolas, essa pessoa é um professor de educação especial ou um especialista em leitura.

Por vezes, o ensino do MSLE é utilizado como parte do programa de leitura regular da escola. Pode também ser utilizado no Sistema de Apoios Multi-Níveis (MTSS), sistema de Resposta à Intervenção (RTI) ou como parte da educação especial.

Se o seu filho tem um Programa de Educação Individualizada (PEI), este deve descrever que tipo de apoios e serviços receberá para a ajudar a aprender a ler. Isso inclui instrução especializada e adaptações. Pode também incluir serviços relacionados como a terapia da fala e da linguagem.

Algumas famílias procuram profissionais para dar instrução adicional fora da escola (terá de pagar por esses serviços). Essa pessoa pode ser um terapeuta educacional ou um tutor especializado.

Se decidir procurar esse apoio, certifique-se de que o profissional utiliza a abordagem de aprendizagem estruturada multissensorial (MSLE). Também vai querer certificar-se de que a pessoa comunica com a escola. Não quer que o seu filho seja confundido pela utilização de estratégias diferentes.

Há também coisas que se podem fazer em casa para a ajudar na leitura. Pode começar por desenvolver a sua consciência fonológica. Esta é a base para aprender a ler e uma parte importante da descodificação.

Pode utilizar algumas das técnicas multissensoriais que alguns especialistas em leitura utilizam. Isso inclui coisas como escrever cartas na areia ou com creme de barbear. As crianças geralmente acham isso divertido e o seu filho não vai pensar nisso como "trabalho de casa".

Há mais uma coisa que eu gostaria de mencionar. É muito importante que estabeleça uma boa comunicação com a escola quando o seu filho está a aprender a ler. Os check-ins frequentes e o acompanhamento de perto do desenvolvimento das suas capacidades de leitura ajudarão tanto a si como à escola a garantir que o seu filho está a aprender a ler.


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Sem comentários: