sexta-feira, 8 de maio de 2020

AEOH assegura Educação Especial a alunos em tempo de pandemia

Em tempo de pandemia de Covid-19 em que vigora o ensino à distância, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) continua a assegurar a educação especial a cerca de 150 alunos referenciados.

Uma equipa multidisciplinar atua através dos meios disponíveis para que nenhum aluno fique sem apoio.

Sandra Fidalgo, professora do AEOH é a coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva que, esta manhã, no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, destacou o trabalho que já vinha sendo feito antes da pandemia e a necessidade que houve de reforçar a equipa em tempo de COVID-19.

“O acompanhamento continua a ser feito de forma estreita”, garantiu Sandra Fidalgo, informando que pese embora o ensino à distância os diretores de turma mantêm um acompanhamento estreito com os alunos, mesmo aqueles que ainda não têm acesso a computadores e internet. Foram definidos professores tutores – os professores bibliotecários e professores de apoio- que “estão a realizar trabalhos” e a fazer “orientação por várias vias e têm chegado aos alunos”, assim como “os terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e psicólogos”. “Fazem sessões síncronas ou por outra via, para poderem estar juntais e poderem acompanhar os alunos nas suas tarefas”, referiu Sandra Fidalgo.

A equipa, que é vasta, presta apoio a três alunos na Unidade de Multideficiência que foi criada no seio do AEOH, sendo que a um aluno o apoio está a ser feito de forma presencial, porque “não tem retaguarda mínima em casa”. No total, a educação especial chega “a cerca de 150 alunos que beneficiam de medidas específicas”. “Mas uma grande quantidade de alunos também beneficia de outras medidas pontuais”, garantiu a responsável.

Fonte: Rádio Boa Nova por indicação de Livresco

Sem comentários: