quinta-feira, 7 de maio de 2020

8 maneiras em que o ensino à distância torna difícil a concentração

O encerramento de escolas COVID-19 tem causado agitação e distração a todos os alunos. Alguns habituam-se ao ensino à distância de forma rápida e fácil. Outras demoram mais tempo. No entanto, o ensino à distância em tempos de coronavírus pode ser difícil para as crianças e adolescentes que têm dificuldade em se concentrar.

Aqui estão 8 maneiras pelas quais a aprendizagem em casa pode tornar difícil a concentração.

1. Falta de estrutura
Os dias de escola são planeados do início ao fim. Existem horários e rotinas. E há regras na sala de aula e no exterior. Do jardim-de-infância à 12ª classe, escola significa estrutura.

Aprender em casa significa, muitas vezes, estabelecer a sua própria rotina. A flexibilidade é uma libertação para alguns estudantes. No entanto, crianças e adolescentes que têm dificuldade em se concentrar têm frequentemente melhor desempenho quando sabem exactamente o que esperar e o que é esperado delas.

2. Distrações Externas
Há uma batida à porta. Alguém está a fazer o almoço. As pessoas ou os animais de estimação vêm e vão. Há vistas, cheiros e sons que fazem parte da vida quotidiana em casa e dificultam a concentração no trabalho escolar, quer haja muito ou pouco espaço em casa.

3. Distrações internas
A pandemia tem causado ansiedade e tristeza a muitas pessoas. E estas emoções e preocupações podem ser tão perturbadoras como uma televisão ligada.

Muitas crianças e adolescentes experimentam sentimentos de perda devido à COVID-19. Podem faltar-lhes eventos importantes, como cerimónias e bailes de formatura. Alguns estão a sentir o trauma de membros da família que perdem o emprego, ficam doentes ou até morrem. E, através das redes sociais, estão expostos ao que se passa com os outros.

A capacidade de concentração de todos é afectada pelo sentimento de perda, mas ainda mais nas pessoas que já têm dificuldade em se concentrar e gerir as suas emoções.

4. Menos apoio à gestão do tempo
Mesmo antes do encerramento das escolas, não havia datas definidas para o início e o fim dos trabalhos de casa. Também não havia professores a ajudar os alunos a concentrarem-se nos seus trabalhos de casa. Com o ensino à distância acontece a mesma coisa.

Muitos alunos têm dificuldade em acompanhar os seus trabalhos de casa quando estão a aprender em casa. Sem os apoios naturais que existem na sala de aula, podem facilmente distrair-se e perder a noção do tempo. Podem também fazer outras coisas de que gostam mais.

5. Sem ajuda pessoal na reorientação
Na escola, o professor pode reorientar o aluno, colocando uma mão no ombro ou com um lembrete discreto. As perguntas ou respostas dos colegas podem trazer o foco de volta à aula ou actividade. Mas estas coisas não existem quando os alunos estão distraídos em casa.

6. Não conseguir dormir o suficiente
Quando as pessoas não dormem o suficiente, a sua capacidade de concentração é afectada. A aprendizagem em casa pode perturbar muitos horários, incluindo os horários de sono.

Estar em casa pode parecer umas férias no início, já que não é preciso correr para a escola todas as manhãs. A rotina de ir para a cama e acordar a uma determinada hora pode ser perturbada. E com todas as mudanças e incertezas, as crianças e os adolescentes podem ter dificuldade em adormecer ou em permanecer adormecidos sem interrupção. Todas estas coisas podem tornar ainda mais difícil prestar atenção e concentrar-se.

7. Comunicação escrita exaustiva
Muitos professores estão a utilizar o correio electrónico para comunicar com os seus alunos e obter informações para eles. Mas pode ser difícil concentrarmo-nos na leitura de um longo e-mail, tal como acontece na sala de aula com uma longa aula. O mesmo se aplica ao material escrito. Quanto mais tempo forem, mais difícil será concentrar-se neles.

8. Sem Pausa, Sem Alteração do Cenário
A permanência num único local durante todo o dia pode dificultar a concentração durante o ensino à distância. As pausas e interrupções fazem parte do dia escolar. As aulas de recreio, educação física, música ou arte, e mesmo as mudanças de sala de aula permitem aos alunos recarregar. Estas pausas e mudanças tornam mais fácil para muitas crianças e adolescentes sentarem-se e concentrarem-se em fazer os seus trabalhos de casa.

Saiba como fazer uma estação portátil de estudo e trabalhos de casa para reduzir as distracções.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Fonte: Understood

Sem comentários: