domingo, 7 de outubro de 2018

Apoio Psicopedagógico pode envolver professores para além do psicólogo escolar

O apoio psicopedagógico tem dado aso a algumas dúvidas. A mais recorrente relaciona-se com o perfil de qualificação profissional de quem deve prestar o referido apoio psicopedagógico. 
Se atendermos à designação "psicopedagógico", remete, de imediato, para duas possibilidades: psicólogo e ou pedagogo.
Nas "questões frequentes" sobe o Decreto-Lei n.º 54/2018, surge precisamente uma questão que centrada nesta temática.

25. O Apoio Psicopedagógico pode envolver professores para além do psicólogo escolar?
Sim. 
O apoio psicopedagógico concretiza-se, preferencialmente de forma indireta, através da capacitação dos professores e outros agentes educativos, para que possam intervir na resolução de problemas comportamentais, para potenciarem a sua prática pedagógica e para desenvolverem nos alunos estratégias de autorregulação da aprendizagem, da tomada de decisão e da resolução de problemas. O apoio psicopedagógico tem como principal objetivo otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e a aquisição de estratégias fundamentais para a performance académica. 
A ponderação por esta modalidade de intervenção deverá considerar um conjunto de questões: 
• Quais os objetivos do apoio psicopedagógico e como vão ser atingidos? 
• Em que medida se enquadra no projeto de promoção do sucesso educativo da escola? 
• Em que domínios vai incidir (comportamental, cognitivo, afetivo, socio relacional)? 
• Qual a duração e a calendarização? 
• Em que medida responde às expectativas e necessidades dos alunos e docentes? 
• Como e quem identificou a necessidade de implementar a intervenção? 
• Qual o caráter da intervenção (remediativo ou preventivo)?

Podem aceder às "questões frequentes" aqui.

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