segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ESCOLA DE REGUENGOS TEM UMA SALA ESPECIAL

Com o início do ano letivo 2016/17 à porta, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz (Évora) vai dispor, a partir de terça dia 13 de setembro, de uma sala especial, para crianças especiais: a sala Snoezelen.

Esta sala é um investimento da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas como a CPCJ, a CARMIM, a Fundação do Oriente, entre outras.

O conceito de sala Snoezelen surgiu na Holanda na década de 80 e a palavra “snoezelen” deriva de duas palavras que já fazem antever o que se pretende com esta sala: procurar e relaxar – “snuffelen” e “doezelen”, respetivamente, em holandês.

Apesar do conceito e das salas terem efeitos positivos na grande generalidade da população, é em crianças e pessoas com deficiências que se foca a sua utilização e que se obtêm melhores resultados. Estas salas, nos últimos 30 anos, tiveram um enorme crescimento na sua utilização terapêutica em pessoas com doenças mentais, autismo, ADHD, dores crónicas, lesões na capacidade motora, e toda uma panóplia de Necessidades Educacionais Especiais.

Proporcionando conforto de uma grande quantidade de estímulos multissensorial podendo cruzar música, notas, sons, luz, estimulação táctil, aromas etc.

Quer-se que a sala represente um ambiente seguro que possa promover e desenvolver o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e a exploração.

Sem comentários: