segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Evolução dos alunos com necessidades educativas especiais: a realidade dos números

O Relatório do Conselho Nacional de Educação (CNE) "Estado da Educação 2015" disponibiliza muita informação sobre educação. No que diz respeito à educação inclusiva alunos, constata-se que o número de crianças com necessidades educativas especiais a frequentar escolas regulares tem aumentado nos últimos três anos em todas as regiões do Continente ao mesmo tempo que a frequência de escolas especiais tem diminuído. Numa análise mais detalhada, constata-se que esse aumento se verifica também em todos os níveis de educação e ensino das escolas regulares.
Apesar do número de alunos com NEE ter aumentado no ensino regular, o número de técnicos afetos à educação especial (terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, fisioterapeutas, psicólogos e intérpretes de língua gestual) tem vindo a diminuir significativamente todos os anos. Em 2014/2015 as escolas dispõem de menos 2 057 técnicos de educação especial do que em 2010/2011. Os psicólogos são os técnicos que registam a maior quebra (-1 095), seguidos pelos terapeutas da fala (-450).

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