sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Aluno do Instituto Politécnico de Portalegre cria programa de fisioterapia

Um computador, uma web câmara e círculos refletores é todo o equipamento necessário para fazer exercícios de fisioterapia em casa. O projeto chama-se Fisiosoft e foi criado por João Tavares, aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.
O Fisiosoft é um sistema informático interativo de fisioterapia de baixo custo. A web câmara reconhece os marcadores circulares refletores que o doente coloca no seu corpo nas zonas que pretende trabalhar. Os marcadores têm um elástico que permite segurar em qualquer parte do corpo.
O software desenvolvido por João Tavares permite que o computador reconheça os marcadores refletores e assim surgem no ecrã círculos, que podem ter diversos tamanhos. O doente tem de conseguir fazer coincidir o marcador preso no seu corpo com o círculo do ecrã.
"Este software permite registar o tempo que o paciente demora a completar o exercício e aumentar o nível de dificuldade do mesmo mudando as dimensões do círculo de resposta que o sistema mostra quando está a reconhecer o marcador", explica João Oliveira, o professor que auxiliou João Tavares no desenvolvimento do projeto.
O Fisiosoft vai evitar deslocações morosas e, muitas vezes, dispendiosas aos hospitais. Numa primeira fase o doente necessita do apoio de um terapeuta para prescrever os exercícios, mas "a ideia é que possa fazer os exercícios nas juntas de freguesia, se os doentes não têm em casa computador, ou mesmo em casa com apoio de familiares", adianta João Oliveira.
O projeto já foi testado em quatro pessoas e distinguido com o prémio "Ser Capaz - Investigação e Tecnologia", no valor de cinco mil euros, atribuído pela Associação Salvador.
O passo seguinte é estabelecer parcerias que coloquem o Fisiosoft no mercado.

Sem comentários: