terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seeds of Science 2012: Miguel Seabra premiado em Ciências da Saúde


Miguel Seabra

Miguel Seabra, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, vai receber o «Seed of Science» 2012 na categoria «Ciências da Saúde». A Direção de Ciência Hoje - que começa agora a divulgar a lista dos investigadores que vão ser agraciados em 26 de Maio de 2012 durante a V Gala da Ciência no Casino da Figueira da Foz - teve em conta uma investigação de 20 anos.

Na realidade, Miguel Seabra liderou um trabalho que permitiu identificar o gene que causa a doença ocular genética conhecida como coroideremia. Esta investigação permitiu, no passado dia 24 de outubro, dar início a um ensaio clínico inovador para tratamento da cegueira.

 “Agradeço a distinção, já marquei a data [da Gala de entrega do prémio] no meu calendário”, disse o médico quando questionado sobre a atribuição do prémio.
 A investigação de Miguel Seabra, que incluiu a identificação da função do gene que causa a coroideremia, os aspetos do mecanismo da doença e a criação de um modelo animal para fazer todos os testes pré-clínicos em termos das novas terapiasa, foi feita em laboratório ao longo de 20 anos, a maior parte da qual no Imperial College, em Londres.

Miguel Seabra formou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e doutorou-se na Universidade do Texas, EUA. Foi professor e diretor do Departamento de Medicina Molecular e Celular do Imperial College, em Londres e professor de Biologia Celular e de Bioquímica na Faculdade de Ciências Médicas da UNL, onde dirige, desde 2009, o Centro de Estudos de Doenças Crónicas. Há três anos em Portugal, atualmente o cientista encontra-se a fazer uma nova linha de investigação com células estaminais.

Sem comentários: