Este projeto do Instrumento de Apoio Técnico (TSI) apoiou os Ministérios da Educação da Itália, Portugal e Espanha nos seus esforços contínuos para melhorar os sistemas e práticas de educação inclusiva. O seu objetivo geral era ajudar cada país a reforçar a sua capacidade e alcançar mudanças sustentáveis tanto nas políticas como nas práticas. O projeto decorreu entre 2022 e 2025.
Com foco no apoio à implementação de reformas políticas que promovam a equidade e o acesso à educação para todos os alunos, incluindo aqueles provenientes de contextos desfavorecidos, o projeto abordou os principais desafios e lacunas nas políticas e práticas existentes.
Os seus principais objetivos eram:
- Melhorar a conceção, a consistência na implementação das políticas a nível nacional e regional e a qualidade geral das políticas de educação inclusiva em Itália, Portugal e Espanha.
- Envolver as principais partes interessadas na educação a nível nacional e regional e desenvolver ou reforçar a sua capacidade de implementar uma educação inclusiva de qualidade em todas as regiões.
Sendo uma iniciativa colaborativa, as partes interessadas a todos os níveis participaram ativamente na partilha de conhecimentos e experiências, garantindo que os resultados do projeto fossem específicos ao contexto e adequados a cada contexto nacional.
Este foi um projeto emblemático da TSI no âmbito da Implementação da Garantia Infantil, que visa ajudar os países a implementar ações e políticas para prevenir e combater a pobreza infantil e a exclusão social.
Descarregue aqui um folheto resumido deste projeto.
Mais informações sobre este projeto estão disponíveis no site da TSI da SG REFORM.
Atividades
O projeto foi organizado em cinco fases interligadas, cada uma delas baseada nos resultados das outras. Em conjunto, estas atividades produziram uma vasta gama de resultados, incluindo relatórios, ferramentas, recursos, notícias, eventos, páginas web e um vídeo.
As principais atividades incluíram:
- Uma revisão da situação atual da educação inclusiva em cada país
- Envolvimento das partes interessadas, incluindo reuniões online e presenciais com decisores políticos, funcionários escolares, famílias e organizações que representam grupos vulneráveis, como ciganos e refugiados, de todos os países
- Um evento de aprendizagem entre pares na Suécia
- Desenvolvimento de planos de ação individuais para cada país, com recomendações e ferramentas personalizadas para abordar prioridades nacionais específicas
- Webinars e sessões de formação para partes interessadas regionais, também partilhados com outras regiões para um impacto mais alargado
- Materiais concebidos para utilização na aprendizagem profissional, bem como para famílias, comunidades e profissionais de outros setores, como empregadores locais
- Um relatório abrangente sobre monitorização e avaliação em todos os sistemas educativos
- Exemplos práticos e ferramentas fornecidos para apoiar a utilização a nível nacional.
Resultados e dispositivos
Cada país recebeu um plano de ação individualizado com recomendações e ferramentas. Estes podem ser implementados imediatamente ou numa fase posterior, dependendo das prioridades e contextos nacionais.
Os seguintes resultados do projeto estão disponíveis para download:
- A study of country practices in Finland, Norway and Sweden
- A report on the stakeholder consultations held as part of the project
- A set of recommendations and measures
- Outline action plans for Portugal, Italy and Spain
- A methodology and new tools to facilitate monitoring and evaluation
- A report on the webinars held as part of the project (videos of the webinars are also available – see below)
- Follow-up action plans for the three countries
- The project’s final report.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Sem comentários:
Enviar um comentário