segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Contar com os dedos ajuda a melhorar as competências matemáticas no jardim de infância?

 A contagem pelos dedos, um tema de debate entre os educadores do ensino pré-escolar, suscita opiniões divergentes. Alguns professores vêem-na como um sinal de que as crianças estão a ter dificuldades com a matemática, enquanto outros acreditam que reflete uma compreensão numérica avançada.

Um estudo recente publicado na revista Child Development por investigadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, e das Editions Nathan, em Paris, analisou se o ensino de estratégias de contagem pelos dedos a crianças em idade pré-escolar poderia melhorar a sua capacidade de resolver problemas aritméticos.

Ilustração da demonstração da estratégia “TUDO” nos dedos durante o treino da Experiência 1, Experiência 2 e Experiência 3. a) Primeiro operando representado; b) Segundo operando representado; c) Todos os dedos contados novamente. (CRÉDITO: Desenvolvimento Infantil)

Os adultos tendem a evitar utilizar os dedos para cálculos básicos como 3+2, uma vez que tal pode ser associado a dificuldades matemáticas ou a deficiências cognitivas.

Em contrapartida, as crianças entre os quatro e os seis anos de idade que utilizam os dedos para tarefas semelhantes são frequentemente consideradas avançadas. Pensa-se que estas crianças atingiram um nível de abstração que lhes permite compreender o conceito de que as quantidades podem ser representadas de várias formas. No entanto, aos oito anos de idade, se as crianças continuarem a confiar na contagem com os dedos para problemas básicos, isso pode indicar que estão a ter dificuldades com a matemática.

Os professores das crianças voluntariaram-se para participar no estudo e registaram-se através de uma rede pedagógica digital, Lea.fr, onde acederam aos materiais necessários para a intervenção.

O estudo seguiu uma abordagem estruturada que incluiu um pré-teste para medir as competências aritméticas existentes das crianças, duas semanas de treino de contagem de dedos, um pós-teste imediatamente a seguir ao treino e um pós-teste diferido. Isto permitiu aos investigadores observar os efeitos da intervenção a curto e a longo prazo.

Os resultados do estudo foram significativos. As crianças que originalmente não usavam a contagem de dedos mostraram uma melhoria notável após o treino. As suas respostas corretas em aritmética passaram de 37% antes da intervenção para 77% após a mesma. Em contrapartida, o grupo de controlo, que não recebeu o treino, registou apenas um pequeno aumento, de 40% para 48%.

Números de crianças, percentagens (com DP) e intervalos de adições resolvidas corretamente, e percentagens (com DP) e intervalos de utilização dos dedos nas diferentes trajetórias entre o pré e o pós-teste imediato para os grupos de controlo e experimental na Experiência 1. FU, utilizadores dos dedos; NFU, não utilizadores dos dedos. (CRÉDITO: Desenvolvimento Infantil)

Estes resultados foram ainda validados pela repetição da experiência com um grupo de controlo ativo e não passivo. Este estudo é inovador na sua conclusão de que o desempenho aritmético das crianças pode ser significativamente melhorado se as ensinarmos a contar com os dedos.

Os investigadores sugerem que a incorporação da contagem com os dedos no ensino da matemática pode ajudar a colmatar o fosso em termos de capacidades matemáticas entre as crianças que utilizam naturalmente esta estratégia e as que não a utilizam. No entanto, uma questão que permanece é se as crianças que usam a contagem de dedos estão simplesmente a empregar um procedimento básico para resolver problemas de matemática ou se estão a desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos numéricos. É necessária investigação futura para explorar melhor esta distinção.

Numa entrevista à Society for Research in Child Development (SRCD), a Dra. Catherine Thevenot, investigadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Lausanne, partilhou as suas motivações para a realização deste estudo e as suas ideias sobre os resultados.


Percentagens de utilização do dedo no pré-teste e no pós-teste imediato em crianças do grupo experimental e do grupo de controlo em função do seu comportamento no pré-teste (utilizadoras ou não do dedo) na Experiência 1. (CRÉDITO: Desenvolvimento Infantil)

Quando lhe perguntaram o que a levou a interessar-se pelo estudo da contagem com os dedos em crianças pequenas, a Dra. Thevenot explicou: “A ideia teve origem em conversas com professores do ensino primário. Perguntavam-me frequentemente se deviam encorajar ou desencorajar as crianças a utilizar os dedos para resolver cálculos.

Surpreendentemente, a investigação existente não oferecia uma resposta clara, o que deixou os professores compreensivelmente frustrados com a minha resposta frequente de “não sei”. Esta pergunta recorrente, associada à falta de provas concretas, inspirou-me a investigar o assunto eu próprio. A melhor forma de dar uma resposta significativa era através de estudos experimentais - e foi exatamente isso que me propus fazer.”

Perguntaram também à Dra. Thevenot como é que as conclusões do estudo poderiam beneficiar os professores, os prestadores de cuidados e os profissionais. Ela respondeu: “Os nossos resultados são muito valiosos porque, pela primeira vez, fornecemos uma resposta concreta à questão de longa data sobre se os professores devem ensinar explicitamente as crianças a utilizar os dedos para resolver problemas de adição - especialmente aquelas que não o fazem naturalmente.


Números de não utilizadores dos dedos, percentagens (com DP) e intervalos de adições corretamente resolvidas e percentagens (com DP) e intervalos de utilização dos dedos nas diferentes trajetórias entre o pré-teste, o pós-teste imediato e o pós-teste tardio para o grupo experimental na Experiência 1. (CRÉDITO: Desenvolvimento Infantil)

A resposta é afirmativa. O nosso estudo demonstra que o treino de cálculo com os dedos é eficaz para mais de 75% dos alunos do jardim de infância. O próximo passo é explorar como podemos apoiar os restantes 25% de crianças que não responderam tão bem à intervenção”.

Refletindo sobre os resultados, a Dra. Thevenot admitiu que ficou surpreendida com o nível de melhoria observado nas crianças. “Sem dúvida. Quando vi os resultados pela primeira vez, fiquei espantada com a enorme melhoria do desempenho das crianças que inicialmente não utilizavam os dedos para resolver os problemas.

Antes da nossa intervenção, estas crianças só eram capazes de resolver cerca de um terço dos problemas de adição no pré-teste. No entanto, após a formação, estavam a resolver mais de três quartos dos problemas! A diferença foi notável, especialmente em comparação com os grupos de controlo, onde os ganhos foram insignificantes. A extensão desta melhoria excedeu verdadeiramente as minhas expectativas”.

Quanto ao futuro desta linha de investigação, o Dr. Thevenot explicou: “Uma questão importante agora é determinar se o que ensinámos às crianças vai além de um mero procedimento para resolver os problemas. Por outras palavras, queremos saber se a nossa intervenção levou a uma compreensão concetual mais profunda dos números, especificamente se as crianças compreendem melhor como manipular as quantidades representadas pelos seus dedos. De facto, já começámos a abordar esta questão e os resultados iniciais são muito promissores. No entanto, ainda precisamos de realizar experiências adicionais para confirmar que estas melhorias são, de facto, um resultado direto do nosso programa de formação.”

Tradução do Deepl Translate

Fonte: the brighter side por indicação de Livresco

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