A violência continua a ser um dos problemas nas escolas. Só ano-letivo passado, a PSP e a GNR registaram mais de 6.500 ocorrências, a maioria de natureza criminal. É "Essencial" perceber o que falha quando as escolas não conseguem garantir a segurança de todos os alunos e de que forma agem perante as exigências da lei. Ouvimos testemunhos de vítimas, de familiares e de especialistas.
Agressões físicas, verbais, ameaças, vandalismo ou ofensas sexuais são os crimes mais comuns que acontecem sobretudo dentro dos estabelecimentos de ensino.
Os casos de violência reportados são apenas uma pequena parte da realidade. A violência dentro das escolas está a aumentar em Portugal. Os casos sucedem-se e deixam traumas para a vida.
A falta de transparência e ação de muitas escolas em diversas situações de violência contribui para manter ou agravar um problema que, em casos extremos, pode levar à perda de vidas.
Apesar de haver ainda muita falta de informação, os dados mais recentes revelam um aumento de crimes cometidos por menores de idade e um em cada três desses casos acontece nas escolas.
Factos que não podem ser desvalorizados.
É "Essencial" perceber o que falha quando as escolas não conseguem garantir a segurança de todos os alunos.
Fonte: SIC Notícias por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário