quarta-feira, 14 de junho de 2023

Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola "E-STOP'S”



Decorreu, no passado dia 31 de maio, na Escola Secundária D. Pedro V (Agrupamento de Escolas das laranjeiras, Lisboa), a apresentação do Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola "E-STOP'S”.

Este evento, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde, contou com a presença do Diretor-Geral da Educação, Pedro Cunha, do Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, e da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Durante o evento, os autores apresentaram o Manual, que se constitui num guia para docentes e outros/as profissionais da educação e da saúde, possibilita uma melhor compreensão do tema, apresentando propostas de métodos e de meios a utilizar para aumentar a literacia em saúde de modo a que permitam aos/às jovens, fazerem escolhas responsáveis e uma vida livre do consumo do tabaco, em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as competências que se pretendem desenvolver nas áreas do bem-estar e saúde, do desenvolvimento pessoal e autonomia, entre outras.

O Manual reflete a experiência dos autores e do trabalho que desenvolveram, ao longo de vários anos, nas Escolas EB 2,3 do concelho de Palmela, no processo de construção, implementação e avaliação do Projeto E-STOP'S.

O documento foi delineado para abranger o 3.º ciclo do ensino básico, tendo por base uma sucessão estruturada de conteúdos e de atividades que tiveram em consideração a fase evolutiva dos jovens nestas idades, à luz dos princípios da escola promotora de saúde. Integra um total de 20 sessões programadas: sete sessões para o 7.º ano, seis para o 8.º ano e sete para o 9.º ano.

Pode aceder gratuitamente ao Manual.

Fonte: DGE

Sem comentários: