sexta-feira, 30 de junho de 2023

Ubbu. Startup portuguesa que ensina crianças a programar distinguida pela União Europeia

A plataforma portuguesa de aprendizagem de código para crianças Ubbu foi distinguida no European Digital Skills Awards 2023, na categoria Empowering Youth in Digital, entre 52 projetos candidatos de países como Alemanha, Espanha ou Itália.

Esta edição dos prémios impulsionados pela União Europeia recebeu um total de 330 candidaturas. Portugal encontra-se no pódio dos países que apresentaram mais candidaturas – em concreto, 52, atrás da Espanha, com 60 candidaturas, e da Itália, com 83.

Fundada em 2015, a Ubbu é uma plataforma digital de programação e ciência de computação para crianças entre os seis e os doze anos. Para os jurados, destacou-se pela sustentabilidade do modelo de negócio, “capacidade de escala e impacto em vários países” e “formato atraente”, até porque foi “concebida especificamente para ser usada por famílias, professores e pessoas sem experiência em programação, tornando-se uma ferramenta formidável para crianças e adultos aprenderem juntos”.

Nestes oito anos, fez quase 40 milhões de atividades, como jogos e outros desafios tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com 250 mil alunos. Só no último ano letivo, aproximadamente 100 mil crianças em 20 países – sobretudo Portugal (continental e Açores) e Brasil – utilizaram a solução quer em casa quer na escola.

A plataforma, que pode ser usada tanto nas escolas, com o apoio dos professores, como em casa, foi utilizada por cerca de 100 mil crianças no último ano letivo, com resultados positivos comprovados em áreas como a matemática e o raciocínio lógico, estando presente em mais de 20 países, com especial ênfase em Portugal continental, nos Açores e no Brasil. Desde o início da sua atividade, a Ubbu já chegou a cerca de 250 mil alunos.

A Ubbu liderada por João Magalhães é uma startup de impacto sendo este seu projeto acompanhado pela Direção-Geral de Educação, Fundação para a Ciência e Tecnologia e InCode2030 e contando com o apoio da Fundação Altice, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Banco Montepio e Siemens.

“É um reconhecimento de todo o nosso trabalho no sentido de levar as ciências da computação ao maior número de crianças possível. Para a Ubbu, a melhor forma de preparar as nossas crianças e jovens para o futuro é dotando-os desde cedo, nas escolas, das capacidades necessárias para terem sucesso no contexto de evolução e massificação da tecnologia em que vivemos”, disse o CEO. “Representa uma motivação redobrada para o continuarmos a fazer”, sublinhou João Magalhães.

Fonte: Jornal Económico por indicação de Livresco

Sem comentários: