segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Matosinhos: Restaurantes terão ementas em Braille


A partir do próximo mês, os restaurantes da cidade de Matosinhos vão tornar-se mais acessíveis às pessoas com deficiência visual. Tudo graças a uma iniciativa que passa pela transcrição para Braille das ementas de cerca de 30 estabelecimentos hoteleiros especializados em peixe e marisco, anunciou a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
 
A ação está a ser promovida por esta entidade em parceria com a Associação dos Restaurantes de Matosinhos (ARM) e será lançada no Dia Mundial do Braille, que se assinala a 4 de Janeiro, com um jantar especial num dos restaurantes aderentes, o Dom Peixe.
 
À Lusa, o presidente da ARM explicou que o projeto surgiu em consequência da vontade de "elevar o nível dos restaurantes associados, melhorando o atendimento que é prestado" a estes clientes.
 
"Para nós, esta iniciativa inovadora faz todo o sentido e se ajudar a que outros restaurantes sigam o exemplo, melhor", afirmou Rui Sousa Dias.
 
As cartas em Braille estarão disponíveis em restaurantes nas freguesias de Matosinhos, Perafita e Leça da Palmeira.

Os estabelecimentos aderentes são os seguintes: O Filipe, Rei da Sardinha Assada, Casa da Boa Gente, SegundaCasa, Doca X, Dom Peixe, Sempr’Assar, O Valentim, Cais 51, Tito I, Tito II, O Lusitano, S.Valentim, Palato, O Xarrôco, Lage do Senhor do Padrão, Trás D’Orelha, Salta-Ó-Muro, D. Zeferino, O Gaveto, O Manel, A Marisqueira de Matosinhos e O Iate. O Arquinho do Castelo, Os Rapazes e Jácome, A Casinha e Veleiros.

Sem comentários: