quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ICCHP 2012 - 13th International Conference on Computers Helping People with Special Needs


A "ICCHP 2012 - 13th International Conference on Computers Helping People with Special Needs" (13ª Conferência Internacional sobre Apoio dos Computadores a Pessoas com Necessidades Especiais) vai decorrer de 11-13 de julho de 2012, com uma pré-conferência de 9-10 de julho de 2012, na Universidade de Linz - Áustria. A ICCHP realiza-se deste há 20 anos (a 1ª Conferência foi em 1989) e tem como temas centrais as Tecnologias de Apoio e a Acessibilidade das TICs a pessoas com deficiência e a idosos, e como estas lhe proporcionam mais independência, participação, inclusão e apoio. Foi pioneira na discussão de questões que hoje conhecemos como Tecnologias de Apoio, Acessibilidade Eletrónica, Inclusão Eletrónica ou, em sentido lato, Design para Todos ou Design Universal.
Neste fórum discutem-se, designadamente, questões relacionadas com a educação, a mobilidade, os direitos das pessoas com deficiência e as questões associada ao envelhecimento das sociedades, permitindo uma discussão aberta sobre assuntos complexos e a partilha de avanços científicos de vanguarda que permitem melhorar a vida de pessoas com necessidades especiais.
Tendo-se iniciado como uma conferência sobre pessoas com deficiência, a ICCHP tornou-se um motor de discussão e de potencial adoção de novas análises científicas e de politicas públicas relativas ao fenómeno da inversão da pirâmide demográfica e do aumento da esperança de vida das pessoas em todo o mundo, que conduzem ao rápido aumento do número de pessoas com deficiência.
A Conferência acolhe um painel de cientistas e técnicos de todo o mundo e inclui exposições de produtos de apoio e de novas ideias.
Poderão ser enviadas propostas de comunicações até 1 de fevereiro de 2012.
Mais informações em:
Site da Conferência: http://www.icchp.org/

Sem comentários: