quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os "21 especiais" de Famalicão

A língua gestual faz parte do plano curricular de uma turma de um escola básica do 1.º ciclo de Famalicão, naquela que foi a solução encontrada para a inclusão "a todos os níveis" dos quatro alunos que são surdos.
A solução foi de tal forma eficaz que agora os alunos até já aproveitam a língua gestual para "tirarem dúvidas" entre eles durante os testes, aproveitando eventuais desatenções dos professores.

Em causa está o 4º ano da escola do 1.º ciclo Conde S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão, que tem 21 alunos, quatro dos quais com problemas de surdez.
Para a inclusão "a todos os níveis" destes quatro alunos, a escola decidiu ensinar toda a turma a comunicar por gestos.
Este projecto de inclusão, que começou no início do ano lectivo 2008/2009, resultou na edição de um livro "especial", intitulado "O Jardim Secreto dos Sons", que vai ser apresentado publicamente na próxima sexta feira.
"O livro tem 21 páginas, tantas quantas o número de alunos da turma. Cada página foi escrita por um aluno, conjuntamente com a respectiva família. São frases muito curtas, 'escritas' também em língua gestual, através de fotografias", explicou à Lusa Manuela Sarmento, professora de educação especial naquela escola.
O livro conta a história de Matilde, uma menina que trata de um jardim onde as palavras nem sempre eram ouvidas da mesma maneira.
Tudo começou no início do ano lectivo 2008/2009, quando os responsáveis da escola constataram que na turma do 1º ano havia quatro alunos surdos.
O "choque" inicial provocado pela situação foi rapidamente agarrado como um "desafio".
Com a ajuda uma formadora de língua gestual, a turma aprendeu a comunicar por gestos, passando até a intitular-se como "os 21 especiais".
Na sala, há uma rotatividade constante de cadeiras, de forma a que todos, com regularidade, tenham a seu lado os alunos com problemas de surdez.
"Os próprios alunos substituem muitas vezes os professores, é uma turma fantástica, com espírito de entreajuda e com bom aproveitamento", sublinhou Manuela Sarmento.
Essa "entreajuda" funciona até na altura dos testes ou das fichas, em que uma qualquer distracção da professora é aproveitada para os alunos "comunicarem" entre si as respostas.
A apresentação do livro "O Jardim Secreto dos Sons" contará com a presença do comentador e político Luís Marques Mendes.

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