sábado, 5 de julho de 2008

“Dei orientação para os exames não terem rasteira”

Director do GAVE garante que nunca recebeu indicações de ministros
Carlos Pinto Ferreira, director do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), responsável pela elaboração dos exames, assumiu ontem que mandou fazer provas sem ‘rasteiras’.
"Dei orientação para os exames não terem rasteiras. Acho que não deve haver ‘perguntas diabólicas’, é aleatório e não mede competências. Um aluno pode estar num dia mau", disse, negando ter recebido indicações do Governo: "Nunca um ministro ousou dar orientações para um exame ser mais fácil. Sinto-me ofendido com insinuações que põem em causa a minha seriedade."
Pinto Ferreira explicou todo o processo de elaboração dos exames, admitiu que "há sempre variação" no grau de dificuldade. E criticou a Sociedade Portuguesa de Matemática: "Têm uma visão da matemática que tem 50 anos."
Comentário:
Se, eventualmente, tivesse recebido indicações da Ministra da Educação, o Director do GAVE iria assumi-las e torná-las públicas?! Revelaria demasiada inocência! O certo é que, como podemos verificar pelas notícias vindas a público e, alguns de nós, por experiência pessoal, os exames, em geral, têm vindo a baixar o nível de exigência. Quem são os mentores?! Estes resultados não constituem indicadores para o PISA?!

Sem comentários: