terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Como utilizar a diferenciação para fazer com que as crianças com necessidades especiais de aprendizagem se sintam mais incluídas

Um tamanho único não serve para todos! Alunos diferentes aprendem de forma diferente. Eis como os professores e a educação utilizam a diferenciação para fazer com que as crianças com necessidades especiais de aprendizagem se sintam mais incluídas.

O processo de ensino-aprendizagem pode ser personalizado para um aluno de muitas formas simples e bem planeadas. Um professor pode diferenciar ou modificar o seguinte:

1. O ambiente

O ambiente desempenha um papel muito importante na aprendizagem, especialmente no caso de alunos com necessidades específicas de aprendizagem.

Por exemplo, os alunos com problemas de défice de atenção podem distrair-se facilmente perto de uma janela, pelo que devem estar sentados longe da mesma ou da porta.

A redução do ruído, a flexibilidade dos lugares sentados, o ajuste das luzes e a proximidade do professor podem ter um impacto positivo na aprendizagem.

2. Conteúdos

O conteúdo a ensinar pode ser dividido num resumo conciso e apoiado por pistas visuais, imagens e fluxogramas.

O conteúdo pode ter de ser simplificado para alguns alunos em termos de linguagem. Por vezes, a apresentação do conteúdo pode ter de ser ajustada para ajudar um aluno a aprender mais eficazmente.

3. Processo de aprendizagem

O processo pelo qual uma criança aprende pode ser modificado de acordo com as suas necessidades específicas. Por exemplo, alguns alunos compreendem melhor a informação ouvindo o professor, enquanto outros precisam de ler o texto, fazer uma atividade ou ver um diagrama para compreender a mesma.

Por conseguinte, uma abordagem multissensorial é a forma mais eficaz de ensinar, uma vez que satisfaz as diversas necessidades de aprendizagem de todos os alunos numa sala de aula com capacidades mistas.

4. Avaliação

Modificar o método de avaliação de acordo com o padrão de aprendizagem dos alunos, mantendo os critérios de avaliação em mente, também faz parte da diferenciação. As respostas das crianças podem variar, pelo que é necessário ter isso em conta no processo de avaliação.

Algumas crianças podem escrever o resumo de uma história que leram, outras podem criar um questionário sobre a mesma, enquanto outras podem representar ou ilustrar a história.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

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