Um tamanho único não serve para todos! Alunos diferentes aprendem de forma diferente. Eis como os professores e a educação utilizam a diferenciação para fazer com que as crianças com necessidades especiais de aprendizagem se sintam mais incluídas.
O processo de ensino-aprendizagem pode ser personalizado para um aluno de muitas formas simples e bem planeadas. Um professor pode diferenciar ou modificar o seguinte:
1. O ambiente
O ambiente desempenha um papel muito importante na aprendizagem, especialmente no caso de alunos com necessidades específicas de aprendizagem.
Por exemplo, os alunos com problemas de défice de atenção podem distrair-se facilmente perto de uma janela, pelo que devem estar sentados longe da mesma ou da porta.
A redução do ruído, a flexibilidade dos lugares sentados, o ajuste das luzes e a proximidade do professor podem ter um impacto positivo na aprendizagem.
2. Conteúdos
O conteúdo a ensinar pode ser dividido num resumo conciso e apoiado por pistas visuais, imagens e fluxogramas.
O conteúdo pode ter de ser simplificado para alguns alunos em termos de linguagem. Por vezes, a apresentação do conteúdo pode ter de ser ajustada para ajudar um aluno a aprender mais eficazmente.
3. Processo de aprendizagem
O processo pelo qual uma criança aprende pode ser modificado de acordo com as suas necessidades específicas. Por exemplo, alguns alunos compreendem melhor a informação ouvindo o professor, enquanto outros precisam de ler o texto, fazer uma atividade ou ver um diagrama para compreender a mesma.
Por conseguinte, uma abordagem multissensorial é a forma mais eficaz de ensinar, uma vez que satisfaz as diversas necessidades de aprendizagem de todos os alunos numa sala de aula com capacidades mistas.
4. Avaliação
Modificar o método de avaliação de acordo com o padrão de aprendizagem dos alunos, mantendo os critérios de avaliação em mente, também faz parte da diferenciação. As respostas das crianças podem variar, pelo que é necessário ter isso em conta no processo de avaliação.
Algumas crianças podem escrever o resumo de uma história que leram, outras podem criar um questionário sobre a mesma, enquanto outras podem representar ou ilustrar a história.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Fonte: Inclusion4schools
Sem comentários:
Enviar um comentário