sexta-feira, 23 de novembro de 2018

European Agency for Special Needs and Inclusive Education: Lei Inovadora de Educação Inclusiva para as Escolas de Portugal

A nova Lei de Educação Inclusiva portuguesa fornecerá alguns dos recursos europeus mais inovadores e genuinamente inclusivos para o futuro. 

Portugal está a afastar-se da lógica de que é necessário categorizar para intervir. O presente decreto-lei proporciona uma abordagem contínua e integrada ao percurso escolar de cada aluno, assegurando a qualidade em toda a escolaridade obrigatória. 

O decreto-lei anterior evoluiu desde a sua origem em 2008, em conformidade com o artigo 24.º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CNUDPD). 

Desde 2009, a maioria das escolas especiais de Portugal foi convertida em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). O CRI fornece apoio especializado através de seus profissionais especializados às escolas, aos professores, às famílias e aos estudantes. O CRI facilita o acesso à educação, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à autonomia. Uma rede nacional de 25 Centros de Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (CRTIC) também foi estabelecida para apoiar as escolas regulares. O CRTIC avalia as necessidades dos alunos, a pedido das escolas, com o objetivo de conceder produtos / dispositivos de assistência para aceder ao currículo. 

Após uma avaliação rigorosa dos últimos dez anos, a legislação foi reforçada para garantir o acesso verdadeiramente universal e a inclusão para todos. As principais características do novo Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, exigem que as escolas criem uma equipe multidisciplinar para apoiar a educação inclusiva. É da responsabilidade da equipe multidisciplinar: 
  • sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva; 
  • propor que as medidas de apoio à aprendizagem dos alunos sejam mobilizadas; 
  • acompanhar e monitorizar a implementação das medidas de apoio à aprendizagem; 
  • aconselhar os professores sobre a implementação de práticas pedagógicas inclusivas. 
Este novo Decreto-Lei cria uma nova estrutura de apoio escolar, o Centro de Apoio à Aprendizagem (LSC). Ele combina recursos humanos e materiais, conhecimentos e capacidades com as competências da escola. Os objetivos específicos do Centro de Suporte de Aprendizagem são: 
  1. promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da classe a que pertencem e em outros contextos de aprendizagem; 
  2. apoiar os professores do grupo ou classe a que os alunos pertencem; 
  3. apoiar a criação de recursos de aprendizagem e ferramentas de avaliação para as vários componentes do currículo; 
  4. desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinar que facilitem os processos de aprendizagem, autonomia e adaptação ao contexto escolar; 
  5. promover o desenvolvimento de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, que promovam a aprendizagem; 
  6. apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar. 
As escolas devem documentar a forma como a sua cultura inclusiva valoriza a diversidade, enfatiza a autonomia e a responsabilidade pela inclusão no nível individual da escola - com apoio especializado externo quando necessário - e aumenta o envolvimento dos pais. 

Todos os alunos com Programas Educacionais Individuais terão um Plano Individual de Transição estabelecido três anos antes do final da escolaridade obrigatória. Este plano promoverá a transição para a vida pós-escolar e, sempre que possível, para o estabelecimento de uma atividade profissional. 

O Artigo 24 da UNCRPD, conforme esclarecido pelo Comentário Geral n.º 4 (o Direito à Educação Inclusiva), exige "uma transferência de recursos de ambientes segregados para ambientes inclusivos" (parágrafo 68). 

Com esta nova lei sobre educação inclusiva, juntamente com medidas políticas de apoio que estão a decorrer, Portugal dá mais um grande passo para as escolas verdadeiramente inclusivas. Estas escolas irão assegurar que cada estudante, independentemente da sua situação pessoal e social, encontre respostas que lhes permitam adquirir um nível de educação e formação que, por sua vez, lhes permita serem totalmente integradas socialmente. Para Portugal, "tudo" significa verdadeiramente tudo.

Fonte: European Agency for Special Needs and Inclusive Education (tradução livre com recurso ao Google Translater)

Sem comentários: