quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Exposição “Ver com Outros Olhos” na Gulbenkian

Esta exposição, patente no Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian de 22 de setembro a 12 de novembro, explora diferentes processos de interpretação das obras, através de outros sentidos que não a visão - tacto, audição. Ao mostrar o trabalho fotográfico realizado por pessoas com deficiência visual, com recurso a imagens tácteis com audiodescrição, é acessível a um público cego ou com baixa visão.
"Ver com os Olhos" é o resultado do projeto Imagine Conceptuale, realizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social, e galardoado pelo Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe do INR. Este projeto visa facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual às artes visuais e fomentar as suas formas de expressão pessoal e artística, em particular por meio da fotografia.
Estão agendadas duas visitas orientadas especiais à exposição:
- no dia 20 de outubro, às 15h, "À conversa... Sobre deficiência visual?" que explora a fotografia feita por pessoas cegas e com baixa visão, dinamizada por Maria Vlachou (Associação Acesso Cultura) e José Oliveira (especialista em História da Arte Contemporânea).
- no dia 27 de outubro, às 15h, "À conversa... Sobre o projeto Imagine Conceptuale" conduzida por Luís Rocha (direção artística), Tânia Araújo (coordenação e produção), Tiago Santos (acompanhamento psicoeducacional).
Fonte: INR

Sem comentários: