quarta-feira, 1 de junho de 2016

Câmara de Silves ajudou 120 jovens a tomarem decisões sobre o futuro

O Programa de Orientação Escolar e Profissional, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Silves, entre fevereiro e maio de 2016, pelo setor de Psicologia da Câmara Municipal de Silves, envolveu cerca de cerca de 120 alunos do 9º ano de escolaridade das escolas EB2,3 João de Deus e da EB2,3 Dr. Garcia Domingues.

A autarquia silvense explica que «esta atividade enquadrou-se num dos objetivos definidos nas estratégias de intervenção do Gabinete Municipal de Psicologia Escolar (GaMPE) para o ano letivo 2015/2016, tendo em vista proporcionar aos alunos do 9º ano um espaço que lhes permitisse explorar os seus interesses, as suas aptidões, bem como as opções que têm à sua disposição aquando do ingresso no ensino secundário».

A Câmara de Silves explica que «a ação foi desenvolvida em fases distintas, que envolveram sessões com os Encarregados de Educação e os alunos. Com os jovens foram abordados temas como: o levantamento das necessidades, informação sobre as ofertas formativas; conhecimento de si (autoexploração); profissões e tomada de decisão».

Para além das sessões, foram aplicados testes vocacionais IPP – Inventário de Interesses Profissionais e BPRD – Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial, tendo os resultados destes sido devolvidos sob a forma de relatório.

Para a autarquia, «a dinamização do Programa decorreu de forma positiva, tendo-se conseguido cativar e manter a atenção dos participantes ao longo dos diferentes momentos, bem como estimular a participação de todos os intervenientes, através da partilha mútua de dúvidas e expetativas».

Fonte: Sul Informação por indicação de Livresco

Sem comentários: