quinta-feira, 2 de junho de 2016

Alunos com deficiência ainda são vistos como um estorvo nas salas de aula

Alverca recebeu debate sobre inclusão das pessoas com deficiência.

Os alunos com deficiência ainda são vistos como um estorvo nas escolas e há ainda um longo caminho a percorrer rumo a salas de aula ainda mais inclusivas. O desabafo foi deixado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, num debate sobre inclusão realizado em Alverca do Ribatejo.

A iniciativa (...) visou captar contributos sobre como se pode passar das palavras à ação no que toca à inclusão.

No debate compareceram representantes de associações, pessoas com deficiência, professores, educadores e assistentes operacionais. Mas notou-se a falta de mais políticos locais, sobretudo presidentes de junta (...). A única excepção foi o anfitrião, Afonso Costa.

"Nos indicadores europeus dizemos que 98 por cento dos alunos com deficiência estão integrados na escola. Devemos orgulhar-nos disso, mas a verdade é que estão em salas ocupacionais, em percursos adaptados, à margem dos outros, estão segregados. Há trabalho a fazer para preparar o sistema e os enquadrar no grupo. A situação atual não é boa para eles nem para os outros alunos", lamentou João Costa. O secretário de Estado lamentou também que as necessidades educativas especiais estejam "transformadas num negócio que vive da não inclusão".

Fonte: O Mirante por indicação de Livresco

Sem comentários: