INCLUSO

Espaço de debate, informação, divulgação de atividades, partilha de documentos e troca de experiências relacionados com a inclusão, a educação inclusiva e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Publicações sobre educação especial

A DSEEAS disponibiliza gratuitamente alguns documentos no âmbito da educação especial, com destaque para:

Parceria entre a Escola e o CRI: Uma Estratégia para a Inclusão

O Terapeuta Ocupacional em Contexto Escolar

O Fisioterapeuta em Contexto Escolar

O Terapeuta da Fala em Contexto Escolar

O Psicólogo do CRI em Contexto Escolar

Fonte: DGE por indicação de Zélia Marques
Publicada por João Adelino Santos à(s) sexta-feira, fevereiro 26, 2016
Etiquetas: Inclusão, Papel da Educação Especial, Serviços de psicologia e orientação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Eu!

Perfil de João Adelino Santos
João Adelino Santos's Facebook Profile
Cria o Teu Crachá

Acerca de mim

João Adelino Santos
Ver o meu perfil completo

No mundo, estamos...

Pesquisar neste blogue

Estamos nesta página...

tracker

Seguidores

Espaço de debate...







Documentos de trabalho

  • Avaliação e Intervenção na Área das NEE
  • Declaração de Salamanca
  • Educação Inclusiva: da retórica à prática
  • Guia Orientador de Apoio ao Processo de Elegibilidade para Efeiros de Aplicação de Medidas Especiais de Educação
  • Manual de Apoio à Prática
  • Regime jurídico da educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018)
  • Transição da Escola para o Emprego

Etiquetas

  • Família (1)
  • Acessibilidades (849)
  • Autismo (337)
  • Avaliação de desempenho (115)
  • Avaliação e intervenção na área das NEE (785)
  • Bilinguismo (4)
  • Bullying (133)
  • Cérebro (3)
  • CIF (44)
  • Comportamento adaptativo (8)
  • Concurso (70)
  • Currículo (336)
  • Défice cognitivo (9)
  • Deficiência mental (67)
  • Deficiência visual (316)
  • Departamento de Educação Especial (466)
  • Dificuldades de aprendizagem (22)
  • Discalculia (21)
  • disgrafia (7)
  • Dislexia (136)
  • Displasia (2)
  • Dispraxias (1)
  • Distonia (1)
  • Distúrbios graves de atenção (128)
  • Doença celíaca (1)
  • Doenças degenerativas (4)
  • Doenças genéticas (4)
  • Doenças raras (52)
  • Enurese (2)
  • Epilepsia (12)
  • Esclerose múltipla (14)
  • Espasticidade (2)
  • Espinha bífida (5)
  • Família (674)
  • Fibromialgia (3)
  • Formação (653)
  • Formulários (10)
  • Hiperactividade (152)
  • Inclusão (2630)
  • Intervenção precoce (30)
  • Intrvenção precoce (11)
  • Linguagem (147)
  • Mieloma (1)
  • Multideficiência (16)
  • Nanismo (1)
  • Neurofibromatose (2)
  • Neurologia (92)
  • Papel da Educação Especial (655)
  • Paralisia cerebral (49)
  • Paraplegia (18)
  • Pedagogia (447)
  • Política educativa (3308)
  • Professores (1168)
  • Programa Educativo Individual (21)
  • Projectos (52)
  • Qualificação de jovens com NEE (8)
  • Regime jurídico autonomia administração e gestão (49)
  • Regime jurídico Educação Especial (75)
  • Serviços de psicologia e orientação (430)
  • Síndroma de Down (43)
  • Síndrome de Asperger (38)
  • Sobredotados (78)
  • Solidariedade (308)
  • Sucesso escolar (1217)
  • Surdez (196)
  • Terapias (5)
  • Tetraplegia (11)
  • TIC e alunos com NEE (232)
  • Transição para a vida activa (449)
  • Trissomia 21 (26)

Algumas páginas de interesse

  • Ajudas.com
  • As Necessidades Educativas Especiais
  • Desordem por Défice de Atenção e Hiperactividade
  • Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
  • DISLEXIA - Do diagnóstico à Intervenção
  • Educação Especial
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Tecnologias para a Educação Especial

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (281)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (29)
    • ►  setembro (19)
    • ►  agosto (25)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (20)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (26)
    • ►  fevereiro (28)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2024 (264)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (25)
    • ►  agosto (22)
    • ►  julho (16)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (25)
    • ►  fevereiro (23)
    • ►  janeiro (25)
  • ►  2023 (315)
    • ►  dezembro (21)
    • ►  novembro (28)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (29)
    • ►  fevereiro (27)
    • ►  janeiro (28)
  • ►  2022 (370)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (27)
    • ►  outubro (33)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (31)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (396)
    • ►  dezembro (32)
    • ►  novembro (31)
    • ►  outubro (32)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (33)
    • ►  julho (34)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (31)
    • ►  março (42)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (33)
  • ►  2020 (429)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (31)
    • ►  setembro (35)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (38)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (34)
    • ►  abril (48)
    • ►  março (38)
    • ►  fevereiro (36)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2019 (403)
    • ►  dezembro (31)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (29)
    • ►  julho (35)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (36)
    • ►  abril (32)
    • ►  março (39)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (30)
  • ►  2018 (454)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (38)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (40)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (33)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2017 (545)
    • ►  dezembro (49)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (34)
    • ►  setembro (51)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (47)
    • ►  abril (55)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (51)
    • ►  janeiro (38)
  • ▼  2016 (657)
    • ►  dezembro (51)
    • ►  novembro (41)
    • ►  outubro (56)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (47)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (54)
    • ►  maio (60)
    • ►  abril (63)
    • ►  março (55)
    • ▼  fevereiro (65)
      • Rede de Escolas Multiculturais arranca em setembro...
      • PEDE - Prova Exploratória de Dislexia Específica
      • Crimes nas escolas sobem há três anos
      • UTAD acolhe II Congresso Nacional de Psicomotricidade
      • A educação do futuro
      • Publicações sobre educação especial
      • Professores com melhores notas não são necessariam...
      • lMPORTUNUS: estudos de caracterização do assédio m...
      • Quando a mãe tem a 4.ª classe, só 19% das crianças...
      • Escola a mais, pais a menos
      • CONCURSO ESCOLAR DEDICADO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA | “...
      • CNE recomenda programa de estágios para futuros pr...
      • Oficina de formação "Construção de Recursos Educat...
      • Dual ou universal – eis a questão?
      • Portugal testa salas de aula do futuro
      • Escola de Barcelos aposta na leitura digital e é "...
      • Tecnologias de Apoio para Pessoas com Deficiência
      • Jovem com paralisia cerebral publicou terceiro liv...
      • “Mas as crianças, Senhor. Porque lhes dais tanta d...
      • SIM. SÃO CAPAZES.
      • BE quer repor apoio de Educação Especial para milh...
      • Jornadas Municipais pela Igualdade e Inclusão Soci...
      • Tradução e interpretação em língua gestual
      • O superior desinteresse da criança
      • Autismo: estudo revela que é possível reverter sin...
      • “A matemática não quer nada comigo”
      • Monitor da Educação e da Formação de 2015: Inclusão
      • Transição para a Vida Pós-Escolar: nas asas da Por...
      • Formação Inicial de Educadores e Professores e o A...
      • Filhos ditadores: "Foste tu que me pariste, agora ...
      • Bolsas de estudo atribuídas a estudantes de etnia ...
      • Soluções rápidas
      • A cada um segundo as suas dificuldades
      • Os TPC já passaram à história no Agrupamento de Es...
      • CNE quer que candidatos a professores tenham mais ...
      • A vida numa instituição
      • SIMON Project
      • Alargamento de horário escolar é positivo se escol...
      • OS ALUNOS COM NEE. E DEPOIS DOS 18 ANOS?
      • Muito especiais… e depois?
      • Há menos jovens a abandonar a escola sem terem o s...
      • Governo quer alunos até ao 9.º ano o dia inteiro n...
      • "Os jovens têm défice de acesso a bibliotecas ou d...
      • O orçamento do Estado e a “circulatura” do quadrado
      • Ser rapariga, imigrante e ter chumbado contribuem ...
      • Ensino vocacional, algumas notas
      • O lugar do telemóvel na sala de aula é em cima da ...
      • Racionalização dos contratos de associação com o e...
      • Grandes Opções do Plano - "Promover a inclusão das...
      • DOS ALUNOS "QUE NÃO SE ENCAIXAM"
      • Atletismo adaptado. Nesta escola, a meta é só o in...
      • Aprender para avaliar
      • Dic2me: a aplicação portuguesa que ajuda nos ditad...
      • OE 2016: Educação perde mais de 80 milhões de euros
      • Tempo novo na Educação
      • Visita aos bastidores da Culturgest para cegos e a...
      • Sobredotação: Desafios na Identificação e na Inter...
      • Ciclo de Conferências “Compreender para Atender na...
      • “O psicólogo escolar não é um luxo, é uma necessid...
      • “Tenho aqui um bocadinho de dislexia.”
      • GOVERNO ANUNCIA 7,3 MILHÕES PARA QUALIFICAÇÃO DE P...
      • Chumbar e os resultados no PISA Matemática 2012
      • Eles puseram a tecnologia ao serviço das pessoas c...
      • “Os pais têm medo de ser pais. Têm medo de dizer '...
      • Internet e televisão no quarto roubam horas de sono
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2015 (902)
    • ►  dezembro (54)
    • ►  novembro (50)
    • ►  outubro (50)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (57)
    • ►  julho (72)
    • ►  junho (88)
    • ►  maio (101)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (94)
    • ►  fevereiro (101)
    • ►  janeiro (82)
  • ►  2014 (1065)
    • ►  dezembro (82)
    • ►  novembro (85)
    • ►  outubro (97)
    • ►  setembro (97)
    • ►  agosto (74)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (96)
    • ►  abril (88)
    • ►  março (106)
    • ►  fevereiro (86)
    • ►  janeiro (79)
  • ►  2013 (804)
    • ►  dezembro (84)
    • ►  novembro (89)
    • ►  outubro (91)
    • ►  setembro (79)
    • ►  agosto (54)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (60)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (56)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (52)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2012 (560)
    • ►  dezembro (40)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (47)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (39)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (62)
    • ►  abril (58)
    • ►  março (52)
    • ►  fevereiro (46)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2011 (403)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (43)
    • ►  outubro (40)
    • ►  setembro (26)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (14)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (30)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (47)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (40)
  • ►  2010 (435)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (49)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (18)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (31)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (59)
    • ►  fevereiro (38)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2009 (428)
    • ►  dezembro (25)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (19)
    • ►  maio (38)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (53)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2008 (470)
    • ►  dezembro (39)
    • ►  novembro (70)
    • ►  outubro (67)
    • ►  setembro (76)
    • ►  agosto (46)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (39)
    • ►  maio (37)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2007 (34)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (10)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.