quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Jornadas Municipais pela Igualdade e Inclusão Social de Serpa

Começaram [ante]ontem e vão até 11 de março as Jornadas Municipais pela Igualdade e Inclusão Social de Serpa (Beja), este ano dedicadas à igualdade, deficiência e prevenção da violência.

A organização pretende transformar estas jornadas numa grande acção de sensibilização junto da população, com actividades temáticas como por exemplo ações de sensibilização sobre violência no namoro e de género, o papel do consumo abusivo do álcool na violência e comportamentos aditivos e violência doméstica.

No final de fevereiro as iniciativas serão dedicadas à deficiência, como uma visita de conselheiros da Rede Social de Serpa à Cooperativa para a Educação e a Reabilitação de Crianças Inadaptadas e ao Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Entre 29 deste mês e 4 de março, a inclusão social será o tema central e irá envolver um fórum sobre o concelho de Serpa e o distrito de Beja na inclusão social, a apresentação junto de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do projeto "CSI - Conhecer, Sensibilizar, Integrar", que visa explicar a crianças as necessidades específicas e a importância da integração na comunidade dos migrantes. 

A igualdade será o tema tratado a partir de 5 de março e incluirá a exposição "O brincar e o género: Menino Brinca com Boneca?", uma ação de sensibilização sobre igualdade de género, uma tertúlia e um chá poético no feminino, além de uma ação de formação sobre prevenção da violência de género. 

As jornadas terminam no dia 11 de março com a apresentação do livro "A viagem de Peludim", um projeto de Vânia Beliz e Sara Rodide de educação sexual que visa sensibilizar alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e a comunidade educativa para as questões da identidade e do género, de cuidado e proteção do corpo e de conceção e nascimento.

Fonte: Tribuna do Alentejo por indicação de Livresco

Sem comentários: