sábado, 18 de maio de 2013

Hotel espanhol recusa hóspedes com Síndrome de Down

A associação Down España denunciou um caso de discriminação de jovens com Síndrome de Down por parte do hotel CaboGata Plaza Suites de Almería, na região da Anadaluzia, que rejeitou hospedá-los porque "este tipo de pessoas poderiam incomodar os restantes clientes do hotel como já ocorreu numa anterior ocasião".
O motivo foi fornecido pela direção do hotel à associação Down España, após a recusa ter sido apresentada a uma agência de viagens incumbida de arranjar três hotéis próximos de Alméria para uma viagem de fim de curso de jovens com Síndrome de Down.
Pedagogia contra a discriminação
"Não admitimos grupos de pessoas com incapacidades psíquicas", foi a resposta que a agência de viagens recebera inicialmente de funcionários do hotel.
O caso foi entretanto denunciado, estando a ser investigado pelas autoridades oficiais de Almería, e o hotel pediu desculpas pelo sucedido, referindo ter sido um "mal-entendido".
A Down España diz que a denuncia "pelo desrespeito da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Incapacidades ratificada por Espanha" não foi efetuada como forma de vitimização, mas antes como uma medida de "pedagogia pública" contra este tipo de descriminação.

Sem comentários: