quarta-feira, 8 de maio de 2013

10% da população tem algum transtorno de aprendizagem

Um estudo divulgado num artigo na revista especializada Science indica que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (défice ou hiperatividade). A pesquisa, feita por cientistas da universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças são frequentemente afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma contra esse problema pode estar na tecnologia.
Os transtornos de aprendizagem são resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de mais de um tipo de transtorno num aluno é mais comum do que se imaginava. Para se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com números).
"Nós estamos finalmente a começar a achar maneiras efetivas de ajudar estudantes com um ou mais transtorno de aprendizagem, e, apesar de a maior parte dos estudantes conseguir  adaptar-se normalmente a uma abordagem única para toda a classe, aqueles com transtorno de aprendizagem vão precisar de suporte especializado desenvolvido para a sua única combinação de dificuldades", diz Brian Butterworth, da College London.
Ao lado de Yulia Kovas, também da universidade, Butterworth reuniu o que se conhece sobre as bases desses transtornos para tentar esclarecer o que os causa. Eles esperam melhorar a educação para estudantes de maneira individual, além de treinar psicólogos, médicos e professores.
"Cada criança tem uma perfil cognitivo e genético único, e o sistema educacional deve ser capaz de monitorizar e adaptar o atual repertório de habilidades e conhecimento dos estudantes", diz Butterworth. "Uma aproximação promissora envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizagem aprimorada tecnologicamente, como jogos de vídeo, que são capazes de adaptar-se às necessidades individuais em cada disciplina básica."

Texto adaptado de Notícias Terra.

Sem comentários: