quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Autismo e o método Son-Rise


No dia 17 de setembro, em Coimbra, realizar-se-á uma Palestra sobre o Autismo e sobre o método Son-Rise com o Dr Raun K.Kaufman, destinada a pais e a profissionais da área do Autismo. Após a palestra O Dr. Raun K. Kaufman estará disponível para responder individualmente às perguntas dos participantes.

Sobre o trabalho da Associação Vencer Autismo

- O autismo é uma perturbação complexa, que só pouco a pouco se vai conhecendo: não há dados irrefutáveis sobre a sua origem, evolução e abordagem terapêutica. O aumento exponencial do autismo tem preocupado governos de vários países designadamente os EUA o que levou, por exemplo, o presidente Obama a dotar uma importante verba para a investigação e tratamento do autismo.

- Existem diversas propostas terapêuticas para o autismo geralmente ligadas a diferentes correntes da psiquiatria e da psicologia. Na esmagadora maioria, assentam no condicionamento do comportamento da criança.

- Alguns pais portugueses com crianças autistas, depois de algumas experiências frustradas tomaram contacto com o método Son-Rise que apresenta um novo paradigma na abordagem do autismo: a terapia é centrada na criança, o programa é desenvolvido no contexto da casa assumindo os pais um papel central no processo terapêutico. É neste contexto, que é criada a Associação Vencer Autismo.

- O programa Son-Rise tem por base uma experiência de dois pais norte-americanos que na década 70 desenvolveram um método que aplicaram ao seu filho autista, Raun Kaufman hoje com 38 anos. Recuperou da sua condição de autista e, é atualmente o CEO do Autism Treatment Center of América.

Para mais informações, aqui.

Sem comentários: