sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Apoios em falta aos alunos com necessidades educativas especiais

A crise instalou-se de facto! E a educação é uma das áreas afetadas. Naturalmente, os cortes vão ser generalizados. Também os alunos com necessidades educativas especiais vão ser vítimas desses mesmos cortes.

No apoio às necessidades especiais deixam de estar presentes os assistentes sociais, os monitores e os técnicos de psicomotricidade.
In: TSF

2 comentários:

Atena disse...

Olá prof. João, espero que esteja tudo bem consigo. Gostaria de perguntar-lhe se estes cortes anunciados se mantêem...? É que já me constou que se voltou atrás e que considerando as especificidades, se vão manter os apoios como no ano lectivo anterior... Será?

João Adelino Santos disse...

Olá!
Seja bem vinda!
Relativamente à questão colocada, posso falar pelo conhecimento que tenho neste momento. Relativamente aos apoios concedidos para os alunos do agrupamento onde leciono, cortaram-nos as horas de terapia ocupacional. Mantiveram as horas de terapia da fala e atribuíram algumas horas de psicologia, que nos tinham retirado no ano letivo anterior. No entanto, todas estas horas são manifestamente insuficientes para as necessidades, pois não nos permitem apoiar todos os alunos!
No ano letivo anterior, permitiram-nos a contratação de uma psicóloga a tempo inteiro. Presentemente, não temos qualquer garantia de que tal se verificará de novo!