terça-feira, 2 de setembro de 2025

Há cada vez mais alunos estrangeiros nas escolas. Só no ano passado, número aumentou 12%

O número de alunos imigrantes nas escolas portuguesas aumentou 12% no ano letivo do ano passado, em comparação com o ano letivo anterior, de 2023/2024, avança o Diário de Notícias (DN).

De acordo com dados do Ministério da Educação citados pelo DN, 157 mil alunos imigrantes estavam matriculados nas escolas no ano letivo passado, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano letivo anterior, de 2023/2024, quando estavam matriculados 140 mil alunos de nacionalidade estrangeira.

Atualmente, segundo o jornal, quase um em cada seis alunos das escolas portuguesas tem nacionalidade estrangeira.

Uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos, segundo o Ministério da Educação, que assinala ao DN que a "evolução foi particularmente rápida nos últimos anos: em dois anos letivos, o número de alunos estrangeiros duplicou, de 70 mil para 140 mil."

A nacionalidade brasileira continua a ser a mais prevalente nas escolas portuguesas, mas há cada vez mais alunos de outras nacionalidades. De acordo com o DN, as escolas portuguesas têm agora, em média, alunos de 19 nacionalidades - quase o dobro do que tinham no ano letivo de 2018/2019, quando se registaram, em média, 11 nacionalidades, assinala o jornal.

No ano letivo de 2023/2024, 41% das escolas tinham matriculados alunos de 20 ou mais nacionalidades.

Excluindo os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), “as nacionalidades com maior aumento em número e percentagem do total são as da Índia, Venezuela, Paquistão, Bangladesh, Colômbia, Argentina e Rússia”, destaca o ministério, citado pelo DN.

Fonte: CNN Portugal por indicação de Livresco

Sem comentários: