terça-feira, 2 de setembro de 2025

As aspirações profissionais dos estudantes não correspondem aos seus planos de estudos nem às necessidades do mercado de trabalho

As aspirações profissionais dos estudantes não se coadunam com os seus planos educativos nem com as necessidades do mercado de trabalho.

Nos países da OCDE, um em cada cinco estudantes espera ter um emprego atrativo que exija pelo menos um diploma de licenciatura... sem considerar frequentar uma universidade. As preferências dos estudantes centram-se cada vez mais num pequeno número de empregos para os quais a procura é, na realidade, muito menor. Perante este desfasamento entre as expectativas de carreira e o mercado de trabalho, a OCDE oferece caminhos para a ação. Descubra também o painel interativo da OCDE sobre orientação profissional e compare as aspirações dos estudantes em mais de 80 países!

Você sabia?
  • Nos países da OCDE, em média, 50% das raparigas e 44% dos rapazes consideram trabalhar numa das dez ocupações mais referidas, com as preferências de carreira praticamente inalteradas desde 2000.
  • Nos países da OCDE, aos 15 anos, menos de metade dos estudantes já teve contacto com empregadores, seja participando numa feira de emprego, visitando um local de trabalho ou realizando um estágio.

Fonte: OCDE

Sem comentários: