Integrar aulas de literacia de dados no currículo do ensino básico pode ser simples, uma vez que as crianças pequenas conseguem compreender a utilização de dados e conceitos, uma vez que, normalmente, já estão a utilizar dados sem sequer se aperceberem, dizem os especialistas em currículos de matemática.
Latrenda Knighten, presidente do Conselho Nacional de Professores de Matemática, disse que a maioria das pessoas tem uma imagem da matemática do ensino básico como incorporando adição, subtração, divisão e multiplicação. No entanto, a literacia de dados já está incorporada nas rotinas das aulas através de investigações da vida real que os alunos mais novos podem fazer todos os dias.
“Para os alunos do pré-escolar, isto pode ser algo tão simples como recolher dados sobre o tempo ou fazer um gráfico meteorológico”, disse Knighten. Por exemplo, os alunos podem acompanhar o tempo para ver se está sol ou nublado e depois analisar esses dados para ver se há mais dias de sol ou de chuva.
Knighten, antigo professor e formador de educadores do ensino básico das escolas públicas da paróquia de East Baton Rouge, no Louisiana, disse que os educadores querem que as crianças pequenas desempenhem um papel ativo nas aulas de literacia de dados para que os alunos tenham uma experiência autêntica.
Podem recolher dados em casa, fazendo um inquérito aos membros da família sobre o seu programa de televisão favorito.
Em seguida, os alunos podem pedir aos colegas que façam perguntas sobre os dados que recolheram - e os resultados que estão a apresentar - para que agora não estejam apenas a interpretar dados, mas também envolvidos no pensamento crítico e na resolução de problemas.
Aproveitar a curiosidade natural das crianças sobre o mundo também é um bom ponto de partida, disse Enrique Galindo, presidente da Associação de Educadores de Professores de Matemática. Os educadores podem abrir a porta permitindo que os alunos criem perguntas ou elaborem inquéritos sobre temas que lhes interessam.
“Depois, podem trabalhar na tomada de decisões sobre os dados necessários para responder à pergunta, como é que os dados podem ser recolhidos e como é que os dados podem ser organizados e analisados”, afirmou.
Knighten acrescentou que os alunos de hoje precisam de algum apoio para ler e interpretar os dados que podem ouvir numa história ou na televisão.
“Vivemos num mundo orientado para os dados”, afirmou Knighten. “Quanto mais experiências tivermos com essas coisas, mais os alunos poderão tomar decisões importantes para eles.”
Galindo referiu que ajudar os alunos a tornarem-se fluentes na literacia de dados é fundamental para informar as suas decisões. As escolhas das pessoas, por exemplo, na cabina de voto ou numa loja, são “mais bem feitas se forem informadas por dados”.
“Muitas profissões em todos os sectores da sociedade também têm a tarefa de tomar decisões com base em dados, pelo que, para que os alunos estejam preparados para o mundo de hoje, têm de ser fluentes em literacia e ciência dos dados”, afirmou.
Lauren Barack
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Fonte: K-12DIVE por indicação de Livresco
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