domingo, 14 de janeiro de 2024

7 estratégias para ajudar alunos autistas superdotados a terem sucesso na faculdade

Cerca de 1 em cada 100 alunos nas escolas públicas americanas tem autismo. Um subconjunto desses estudantes também possui dons e talentos acadêmicos em uma ampla gama de áreas, incluindo matemática, ciências, tecnologia, humanidades e artes. Esses alunos são frequentemente chamados de “ duas vezes excepcionais ”.

Para saber mais sobre essa população, realizamos pesquisas com três grupos : estudantes universitários autistas duas vezes excepcionais, seus pais e funcionários da faculdade que trabalham com eles. Os alunos estavam todos matriculados ou recém-formados em faculdades competitivas e muito competitivas, incluindo instituições da Ivy League. Identificamos várias estratégias que podem ajudar esses alunos na transição e no sucesso na faculdade.

1. Identifique o autismo e a superdotação

Identificar alunos duas vezes excepcionais pode ser difícil porque seus dons podem mascarar suas deficiências. Por outro lado, as suas deficiências podem mascarar os seus dons.

Um aluno declarou: “Disseram à minha mãe que eu era demasiado inteligente para ter uma deficiência, por isso não acreditei realmente que tivesse uma deficiência”.

Um e-mail semanal para europeus, escrito por estudiosos europeusReceba nosso boletim informativo

Quando estes alunos são identificados apenas como autistas, podem ser colocados em programas de educação especial que se concentram na remediação de défices, em vez de encorajar os alunos a desenvolver e desenvolver os seus pontos fortes. Eles podem não estar matriculados em cursos desafiadores. Por outro lado, quando os alunos autistas sobredotados são identificados apenas como superdotados, podem não receber o apoio necessário para acomodar as suas deficiências.

Os alunos do nosso projeto de pesquisa discutiram a importância de identificar adequadamente tanto o sucesso acadêmico quanto a autoconfiança . Um aluno afirmou: “Tive um professor incrível que me deu oportunidades de participar de projetos. Uma de minhas mentoras era professora de ciências e ela também me deu oportunidades avançadas. Ela me deu muitas chances de trabalho avançado. Ela me deixou aplicar a ciência ao mundo real e a mim; isso foi lindo. Ela me deu confiança para saber que eu poderia ir além e fazer um trabalho extra.”

2. Faça cursos desafiadores

Quase todos os alunos e pais afirmaram que a frequência à faculdade era uma expectativa desde cedo. Para se preparar para esse objetivo, os alunos fizeram cursos desafiadores focados em seus pontos fortes.

Por exemplo, dos alunos que entrevistamos, quase três quartos estavam matriculados em cursos de Colocação Avançada, com honras ou com créditos universitários enquanto cursavam o ensino médio.

3. Realize atividades extracurriculares

Quase todos os alunos participaram em pelo menos uma atividade extracurricular e alguns em múltiplas atividades.

Muitos dos alunos assumiram papéis de liderança. Um pai discutiu como seu filho ensinava seus colegas no ensino médio e era visto como um líder. “Ele era um modelo lá”, disse-nos o pai. “Ele tinha muitos amigos e as pessoas realmente o admiravam e respeitavam. … Ele construiu sua autoestima, o que realmente fez uma grande diferença.”

Tanto os alunos como os pais discutiram a importância destas atividades como formas de prosseguir áreas de interesse, ganhar experiências de liderança e encontrar pares com interesses semelhantes.

Cerca de metade dos alunos participaram de acampamentos residenciais ou experiências de programas enquanto cursavam o ensino médio. Eles descreveram como esses programas os ajudaram a se preparar para morar longe de casa durante a faculdade. Um aluno disse que esses programas “realmente ajudaram, pois melhoraram a minha capacidade de comunicar com os outros e ajudaram-me a compreender como explicar o que preciso de explicar aos outros”.

4. Esteja atento aos fatores na escolha de uma faculdade

Os estudantes relataram que foram participantes ativos na seleção de sua faculdade. Encontrar uma escola com um programa ou área de interesse foi sua maior consideração.

Pouco menos de metade dos estudantes entrevistados começaram numa escola mais pequena, ou num campus regional mais pequeno, antes de serem transferidos para a faculdade ou universidade final. Essas escolas menores geralmente ficavam mais perto de casa, permitindo que os alunos se adaptassem à vida universitária antes de se mudarem para a faculdade ou universidade competitiva final. Um pai nos contou que a família procurou escolas que poderiam chegar em cerca de duas horas. “E isso porque, caso ele tivesse um colapso, eu queria que ele estivesse em uma área onde eu pudesse dirigir e acalmá-lo”, disse o pai.

5. Compreenda as diferenças nas leis e apoios

Existem diferentes leis no ensino médio e superior em relação ao apoio à deficiência. Por exemplo, os serviços de educação especial não serão prestados na faculdade. Os alunos não receberão instruções ou avaliações modificadas e, em vez disso, poderão ser elegíveis para adaptações razoáveis, como tempo de teste prolongado.

Cada um dos grupos que estudamos falou sobre a importância de compreender essas diferenças e o que elas significam para o aluno que busca apoio na faculdade. Um funcionário da faculdade enfatizou que os alunos do ensino médio deveriam receber acomodações, se necessário, e não modificações. Ele também sugeriu que os alunos entendessem “o que um professor universitário espera deles e como… os pais não entrarão em contato com os professores”.

As faculdades podem oferecer diferentes níveis de apoio para alunos com deficiência. Estes podem variar desde acomodações básicas até programas específicos que fornecem um profissional individual para apoiar os alunos. As faculdades não podem cobrar taxas extras por acomodações, mas podem cobrar dos alunos a participação em programas de apoio mais amplos e individualizados. Portanto, o nível de apoio à deficiência que a faculdade oferecia também era uma consideração comum.

6. Encontre profissionais de apoio

Ter uma pessoa de contato – um conselheiro, conselheiro, professor ou membro do corpo docente – era essencial, disseram-nos os pais e alunos. Esses profissionais podem reconhecer os talentos do aluno, apoiar os seus interesses e nutrir oportunidades para o seu crescimento.

Um aluno disse: “Muitas pessoas acreditaram em mim e me deram cursos avançados e projetos independentes avançados. Eles me deram tempo para escrever contos. Eles me permitiram explorar meus pontos fortes e interesses.”
7. Ensine os alunos a tomarem iniciativa

É importante ensinar os alunos a se defenderem durante o ensino médio. Os alunos com quem conversamos aprenderam a cuidar de sua saúde física e emocional por meio de dieta, exercícios, meditação, música ou encontrar um tempo sozinhos para recarregar energias e lidar com o estresse. Eles estavam envolvidos em uma variedade de clubes e atividades extracurriculares. Eles usaram essas experiências para fazer amizades com interesses semelhantes.

Esses alunos também aprenderam como solicitar e usar os apoios disponíveis no campus e as acomodações acadêmicas quando necessário. Muitos dos alunos afirmaram que gostariam de ter mais oportunidades de desenvolver essas habilidades durante o ensino médio.

Um membro da equipe universitária resumiu: “um dos principais conjuntos de habilidades de sucesso é a autodefesa e a capacidade de reconhecer quando as coisas não estão indo bem e ser capaz de falar e dizer: 'Preciso de ajuda'. E então dar um passo adiante para dizer: 'Não apenas preciso de ajuda, mas é assim que preciso de ajuda.' Portanto, é esse nível de autoconsciência e a capacidade de articular essas necessidades às pessoas certas.”

Alunos autistas superdotados têm um enorme potencial, mas muitas vezes não têm a oportunidade de desenvolver seus talentos. Em todo o país, apenas 39% dos estudantes autistas que iniciam a faculdade terminam , em comparação com 64% de todos os estudantes .

Com grandes expectativas, apoio ao desenvolvimento de talentos por parte dos professores e um planejamento de transição cuidadoso que adota uma abordagem baseada na força, os alunos superdotados com autismo podem ter sucesso em faculdades competitivas.

Links para nossas pesquisas, vídeos instrutivos e outros recursos estão disponíveis gratuitamente no site do projeto .

Fonte: the conversation, por indicação de Livresco, com tradução automática

Sem comentários: