quarta-feira, 26 de julho de 2023

8 coisas que eu gostaria que as pessoas soubessem sobre como criar uma criança com discalculia

 A matemática era a minha matéria menos favorita quando eu era criança. Agora sou mãe e a minha filha tem dificuldade em matemática. Uma avaliação mostrou que ele tem discalculia . Conseguimos que ela recebesse apoio em sala de aula por meio de um PEI.

Mas a discalculia também a afeta fora da sala de aula. Aqui estão oito coisas que eu gostaria que as pessoas soubessem sobre criar uma criança com discalculia.

1. A matemática básica pode ser desafiadora.
Matemática simples pode ser difícil para crianças com discalculia. Usar papel quadriculado para alinhar os números ajuda, mas minha a filha precisa de mais acomodações. Por exemplo, tempo extra nos exames. Também ajuda quando os professores adaptam os testes para incluir menos problemas em cada página.

2. Contar o tempo também pode ser difícil
A minha filha não usa relógio de pulso porque tem dificuldade em dizer que horas são. Lembro que no ensino secundário um professor perguntou-lhe as horas na frente de todos na sala. Não sendo capaz de responder rapidamente, toda a classe zombou dela. Foi um dia difícil.

3. Perder-se é uma preocupação real
A minha filha tem dificuldade em se orientar. Mesmo se usar uma bússola ou smartphone. E distinguir a esquerda da direita pode ser um desafio. (Um dos nossos truques favoritos é fazer a letra “L” com as duas mãos para verificar qual é a mão esquerda.) Mesmo agora, como adolescente, a nossa filha ainda precisa de instruções por escrito com referências e sinais quando chega à cidade. Preocupa-se em vagar ou perder-se.

4. Temos que ser criativos com os jogos
A minha filha evita qualquer jogo ou desporto que exija cálculos mentais. Jogos de tabuleiro populares como Banco Imobiliário e Risco podem ser muito difíceis para ela. Ela dá-se melhor com jogos criativos e brinquedos como Jenga e Legos.

5. A discalculia afeta outras pessoas
A minha filha tem dificuldade em medir as coisas. Este é um sinal comum de discalculia . No laboratório de ciências do ensino secundário, teve problemas para comparar medições de líquidos e sólidos. Felizmente, um professor percebeu e estava praticando com a minha filha na hora do almoço. Isso fortaleceu a sua confiança.

6. Pagar pode ser um problema até para ir à sorveteria
A minha filha teme que as crianças atrás dela na fila do refeitório da escola zombem dela se ela demorar muito para pagar. E durante uma visita recente à gelataria do bairro, teve dificuldade em calcular quanto teria de pagar. Um dos motivos é que tem dificuldade em organizar a carteira e as notas ficam todas amassadas.

7. Suas dificuldades com matemática a envergonham
A minha filha usou os dedos para contar mais do que a maioria das crianças. Ela estava envergonhada, então durante o ensino secundário, ela escondia os dedos sob a mesa enquanto contava.

8. A discalculia não “desaparece”
A discalculia não desaparece com o tempo. É uma constante na vida da minha filha (e na nossa). E haverá momentos mais difíceis na escola e em outros lugares. Mas, como família, aprendemos a nos adaptar para dar à minha filha o apoio de que ela precisa.

Danielle Ward

Fonte: understood

Sem comentários: