terça-feira, 8 de outubro de 2013

Seminário Psicologia e Orientação em Meio Escolar

A Direção-Geral da Educação vai realizar, no próximo dia 22 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa, o Seminário Nacional – Psicologia e Orientação em Meio Escolar.

Esta iniciativa enquadra-se na atividade das redes europeias de orientação escolar e profissional – EUROGUIDANCE e ELGPN – representadas em Portugal pela DGE, que visam a promoção da psicologia escolar e da orientação como estratégias de prevenção do abandono de promoção do sucesso escolar, das qualificações e da inclusão social.

Com este Seminário, pretende-se promover a discussão em torno de questões centrais que ajudem a responder aos desafios que atualmente se colocam à psicologia e orientação em meio escolar tanto no âmbito legislativo como científico, contribuir para a formação contínua dos profissionais, sensibilizar a comunidade educativa para o seu papel neste domínio e criar um espaço de partilha e de reconhecimento de boas práticas existentes.

Nesta medida, o programa de trabalho engloba comunicações sobre as tendências europeias, as perspetivas dos diferentes intervenientes (alunos, pais, professores, técnicos) e os desafios da qualidade na psicologia e orientação.

A partilha de experiências e de boas práticas é assegurada pela possibilidade de os psicólogos que desenvolvem a sua atividade em contexto escolar apresentarem o seu trabalho no formato de posters.

1. Destinatários:
Psicólogos que exercem a sua atividade no âmbito da psicologia e orientação em escolas do sector público e privado, em serviços do IEFP e nos CQEP;
Diretores dos Agrupamentos de escolas/Escolas não agrupadas;
Diretores de Turma;
Estudantes de psicologia;
Associações de Pais;
Associações de Alunos.


3. Inscrições decorrem entre os dias 3 e 21 de out

4. A inscrição está limitada a 550 participantes, sendo as inscrições admitidas por ordem de chegada.

5. Os participantes selecionados serão avisados via e-mail

6. A ficha de inscrição encontra-se disponível on-line em: http://area.dge.mec.pt/fpome

7. Os participantes que desejam apresentar posters deverão manifestar o seu interesse na ficha de inscrição. A aceitação do trabalho está sujeita à sua análise e será comunicada até dia 11 de out

8. Contactos

Telefone – 213 934 614 e 213 936 886 
Endereço eletrónico –dseease@dge.mec.pt

Sem comentários: